Esportes DP

SÉRIE B

Corrida pelo G4: Série B segue disputada ponto a ponto e pode repetir cenário de 2012

Pontuação mágica de 65 pontos não foi suficiente para o São Caetano em 2012, e briga pelo G4 desta série B pode assemelhar briga de 11 anos atrás

postado em 18/09/2023 12:58

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>
Após o fim da 28ª rodada, o Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 continua com o mesmo líder, o Vitória. Entretanto, a disputa no G4 continua bastante movimentada, com mudanças de posições na parte de cima da tabela acontecendo a cada jogo. A distância entre o décimo e o quarto lugar é de somente nove pontos, enquanto Guarani e Sport, segundo e terceiro colocados respectivamente, estão empatados na quantidade de pontos, tendo o saldo de gols como fator de desempate nas posições.

 

A série B deste ano promete uma corrida de ponto a ponto até o fim, colocando em cheque até os almejados 65 pontos, que normalmente garantem o acesso de quem os consegue. Com 33 pontos a serem disputados até o fim do campeonato, o aproveitamento dos times da parte de cima da tabela continua alto, projetando um ponto de corte maior do que comumente era necessário.

 

Ano passado, o Vasco, quarto colocado da Série B e consequentemente herdeiro da última vaga para a Série A, conseguiu o acesso somando 62 pontos, assim como o Bahia, terceiro colocado. O Grêmio conseguiu atingir o teto de 65 e foi para a primeira divisão como o segundo colocado, atrás do campeão Cruzeiro, que somou 78. Perto da pontuação que tem hoje, em 38 rodadas o Sport somou 56 pontos e terminou a segundona em sétimo lugar.

 

A única vez desde que a série B adotou 20 times e um sistema de pontos corridos, em 2006, que um time somou os mágicos 65 pontos na Série B e não conseguiu o acesso foi em 2012. Na ocasião, o Athletico, o Vitória e o São Caetano terminaram o campeonato empatados em números de pontos, com os três somando 71 e com apenas duas vagas para a Série A. No final, o número de triunfos foi o determinante do desempate da segundona, com o Furacão e o Leão conseguindo uma vitória a mais do que o Azulão.

 

Em 2023, a disputa também promete ser levada até a última rodada. A indefinição dos quatro mais bem colocados segue, e qualquer tropeço na parte de cima da tabela pode mudar todas as posições dentro do G4. No momento, não há nenhum time com pontuação discrepante, e confrontos diretos entre os clubes mais bem colocados ainda irão acontecer até o fim da Série B. Com isso, os tão almejados 65 pontos podem não ser suficientes para o acesso, e o cenário de 2012 vem se assemelhando a cada partida.