LDU conquista a Copa Sul-Americana pela segunda vez (Foto: Conmebol)
O Fortaleza perdeu o título da Copa Sul-Americana para a LDU do Equador. A taça foi obtida na disputa por pênaltis, 4 a 3, após empate po 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação na decisão em jogo único realizada neste sábado (28) no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai.
O herói do título foi o goleiro Dominguez, que pegou três chutes do time brasileiro. João Ricardo, goleiro do Fortaleza, tinha pego duas cobranças, sendo uma do experiente Paolo Guerrero. O Fortaleza foi o segundo time do Nordeste a chegar a uma decisão continental. O CSA foi vice da extinta Copa Conmebol em 1999.
O JOGO
O primeiro tempo foi de poucas emoções. As duas defesas levaram a melhor na maioria dos confrontos com os ataques. A melhor chance foi do Fortaleza, com Marinho, aos 17 minutos. O atacante recebeu do lado direito, cortou para dentro mas, em vez de chutar esperou o contato para sofrer o pênalti e desperdiçou ótima oportunidade. A LDU respondeu com Quintero, mas a cabeçada passou opor cima do travessão de João Ricardo, aos 21.
Já no segundo tempo, a partida pegou fogo. Logo aos dois minutos, Pochettino fez grande jogada pela direita e cruzou para Lucero fuzilar para o fundo da rede: 1 a 0 para o Leão. Mas a vantagem não durou muito tempo. Aos 10 minutos, Alzugaray fez grande jogada e acertou um lindo chute: 1 a 1.
O jogo seguiu equilibrado até o final, com as duas equipes chegando perto de decidir a partida no tempo normal, mas não acertaram o gol. E a disputa foi para a prorrogação. E no tempo extra, o Tricolor do Pici viveu um drama, já que o zagueiro Titi sofreu uma lesão muscular e ficou apenas fazendo número em campo, uma vez que o técnico Juan Pablo Vojvoda já tinha feito as seis substituições. Mesmo assim, o Fortaleza segurou a igualdade, levando para os pênaltis.
Nas penalidades, o Fortaleza teve a chance de ganhar, mas Pedro Augusto perdeu. A LDU foi mais eficiente e venceu por 4 a 3.
LDU vence o Fortaleza nos pênaltis, 4x3, e conquista a Copa Sul-Americana pela segunda vez pic.twitter.com/g6JEgfTgCJ