Independente da escalação que coloque em campo, o Sport tem que ter atitude (Foto: Sandy James/DP FOTO)
Qual será o Sport?
Mais uma decisão no caminho do Sport nesta Série B. O desafio agora é o Ceará. A dúvida do torcedor rubro-negro é saber qual time o técnico Enderson Moreira irá colocar em campo? O zagueiro Sabino vai jogar? E no meio-campo, Jorginho, que cumpriu a suspensão, retorna ao time? E Alan Ruiz, que vem subindo de produção, perderia o espaço no time titular? E no ataque, Vagner Love será mantido ao lado de Diego Souza? Vamos saber apenas uma hora antes do jogo. Mas, certo mesmo é que o torcedor rubro-negro não venha colocar na cabeça que será um jogo fácil. O Ceará não briga por mais nada na competição – nem cai, nem sobe -, mas não duvide que a equipe virá com vontade para aprontar uma surpresa no time pernambucano. Sem perder há oito jogos, o Leão precisa também derrubar um longo tabu na capital cearense: são 19 anos sem uma vitória rubro-negra por lá. A última foi na Série B de 2004. Independente da escalação que coloque em campo, o Sport tem que ter atitude e, se possível, repetir o desempenho que vimos no segundo tempo contra a Chapecoense. Se jogar com aquela disposição, com vontade, com sangue nos olhos, deixa o Castelão com os três pontos e se aproxima ainda mais do acesso à Série A.
Surpresa dupla na eleição do Náutico: a desistência de Walmir Mendonça e a presença de Tatiana Roma na VP da chapa de Aluísio Xavier. Será a primeira mulher a concorrer a um cargo do Executivo do clube. Vem com aval do grupo de Aluísio. O nome de Tatiana aumenta o clima de rivalidade com a chapa de Edno Melo. Os próximos dias prometem ser bem agitados.
Favorito?
Será que o Fortaleza fará história, amanhã, conquistando a Copa Sul-Americana? A confiança é total. Tanto que o técnico Juan Pablo Vojvoda pediu e a diretoria levou todos os jogadores para a viagem. Muitos colocam o clube cearense como favorito, mas melhor ter cuidado com a LDU. Os equatorianos têm uma defesa sólida e gosta de ter a posse de bola. Olho no volante Ezequiel Piovo, capitão e líder da LDU.
Workshop
O Retrô promove o I Workshop Brasileiro de Futebol de Base. O encontro será segunda-feira, no auditório do CT da Fênix, e irá debater sobre o futebol de base de Pernambuco e do Brasil. O evento abordará temas como observação, identificação e capitalização de atletas, influência da mídia na formação de atletas e gestão no futebol de base.
Recado dado
Vale a pena assistir, pelo Youtube, o recado que o ex-técnico Joel Santana manda para o treinador do Fluminense, Fernando Diniz, sobre a final da Libertadores contra o Boca Juniors. “Diniz, deixa de ser teimoso. Se você jogar assim contra o Boca vai se ferrar”. Será que o conselho de “papai” Joel será ouvido?