Esportes DP

DIARIO ESPORTIVO

Beto Lago: 'Campeonato Brasileiro com mata-mata?

Como falar em regularidade em uma competição quando uma equipe recebe 200 milhões de reais e outra ganha apenas 30 milhões?

postado em 18/12/2023 07:30 / atualizado em 17/12/2023 22:31

<i>(Foto: Staff Images / Cruzeiro)</i>
Série A com mata-mata
O Campeonato Brasileiro da Série A deste ano deve ter sido um dos mais equilibrados dos últimos anos. Pelo menos seis equipes chegaram nas rodadas finais com chances reais de conquistar o título. Para alguns, a certeza que a fórmula de disputa (38 rodadas, com jogos de ida e volta, e o campeão é quem fizer mais ponto) é a ideal para a principal competição do calendário nacional. Nesta ideia, o Campeonato Nacional irá sempre privilegiar a regularidade das equipes dentro de campo. Pode até ter uma verdade por trás, mas lendo um comentário do jornalista Irlan Simões no Twitter (vai ser difícil chamar X) comecei a refletir em um detalhe: ele toca forte na diferença de cotas para contrapor este argumento.

Segundo Irlan, como falar em regularidade em uma competição quando uma equipe recebe 200 milhões de reais e outra ganha apenas 30 milhões? E complementa: “pontos corridos é, muito pelo contrário, um sistema que não mede mérito (esportivo, tête-à-tête), porque confere maior peso ao fator poder financeiro de cada clube”. E defende o retorno do mata-mata, como forma de dar o mérito esportivo um poder maior ao poder financeiro. Ele ainda defende que esse mata-mata seja mais curto, até para que todos possam ter um calendário mínimo. É para se pensar, sim. Claro que vão começar a lembrar que já existe um mata-mata para contemplar o desejo da final – a Copa do Brasil. Mas aqui tem outro detalhe importante: os clubes que disputam a Libertadores já entram na fase final. A probabilidade de time menos favorecido financeiramente levantar uma taça da competição vem diminuindo a cada ano. Essa Série A de 2023 acabou derrubando o desejo de quem sonha em ter finais no Brasileiro. Porém, os argumentos do jornalista são fortes, tem bons embasamentos e merecem entrar em um debate na CBF. E qual seria a sua opinião?

Copa do Brasil 
Sobre a Copa do Brasil, o melhor seria abrir mais fases de disputa, consequentemente, colocar mais clubes no torneio. Em alguns países europeus, as competições chegam a ter mais de 800 times. Seria, assim, mais democrático. 

De olho na Série C
Muita gente ficou achando que o Petrolina iria disputar o Estadual e a Série D apenas como “mero visitante”. Em entrevista à Rádio Jornal, o presidente Jefferson Oliveira deu o recado: “a gente vai brigar por vaga na Série C”. Espero que a cidade tenha abraçado a ideia e que chegue junto para que não falte grana no meio do caminho. 
 
Napoleão Bonaparte
Uma frase atribuída ao imperador Napoleão Bonaparte reflete bem como foi o ano de 2023 dos nossos clubes: “Jamais interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo um erro”. A turma que faz a oposição nos clubes nem precisaram fazer muito esforço diante de tantos erros durante toda a temporada. Que os clubes tenham aprendido as lições. 
 

Tags: futebol serie a pontos corridos