Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: 'Palmeiras tem a faca e o queijo nas mãos para conquistar o título da Série A'

Para muitos a briga ficou restrita a Palmeiras, Flamengo e Atlético/MG

postado em 01/12/2023 08:08 / atualizado em 01/12/2023 08:19

<i>(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)</i>
Quem leva a Série A?
Que Brasileiro da Série A emocionante. Seis times em uma zona próxima. Porém, para muitos a briga ficou restrita a Palmeiras, Flamengo e Atlético/MG. Mas, e o Botafogo/RJ, vice-líder da competição? Hoje, não consigo colocar o Alvinegro nesta disputa. O time assumiu a ponta da competição ainda na terceira rodada, chegou a abrir 13 pontos de diferença para o segundo colocado, mas depois de 30 rodadas, viu o Palmeiras assumir a liderança. Já são oito jogos sem vencer. Em novembro, em cinco partidas, o Botafogo jogou fora 12 pontos, levando viradas inacreditáveis ou sofrendo gols nos minutos finais, com vitórias praticamente certas. Emocionalmente, a equipe está abalada. Visível nas últimas partidas, com o choro de alguns jogadores em campo. Cada clube irá jogar mais duas partidas: uma em casa e outra fora. Com 36 pontos, o Palmeiras tem a “faca e o queijo nas mãos”. Se vencer o Fluminense, neste domingo, e Botafogo (que enfrenta o Cruzeiro, no Rio), Atlético/MG (encara o São Paulo, em Belo Horizonte) e Flamengo (Cuiabá, no Rio) tropeçarem, o Verdão conquista seu 12º título – lembrando que a CBF unificou as conquistas anteriores ao Brasileiro de 1971 e ele tinha outros quatro títulos. O técnico Abel Ferreira tem um elenco nas mãos. E deve pegar um Fluminense bem misto. O técnico do Fluminense, Fernando Diniz, teme que o gramado sintético possa machucar um jogador da sua equipe às vésperas do Mundial de Clubes. Tudo pode acontecer. E este Brasileiro já deu provas disso.  

Meritocracia ou necessidade?
Essa é a pergunta sobre os atletas que estão subindo da base do Santa Cruz para fazer parte do profissional. Claro que Itamar Schülle e Francisco Sales não tiveram tempo para analisar o que cada um destes garotos pode oferecer ao clube. Por isso, neste momento, a necessidade pesa bem mais. Se tiver talento, com certeza, terá espaço até mesmo no time titular por méritos. 

Doa a quem doer
Conheço bem o presidente Yuri Romão, dentro e fora do futebol. Sei do seu caráter e responsabilidade. Por isso que escrevo aqui o que diria a ele, pessoalmente: errou na fala ao generalizar, atacando toda uma categoria. E deve, sim, apresentar documentos, recibos e tudo mais. Doa a quem doer.  

Mudanças no Futebol
O International Football Association Board (IFAB) discutiu algumas modificações que podem ser implantadas no futebol mundial. A ampliação da atuação do VAR foi um dos temas, podendo trabalhar em ações como escanteios, faltas e cartões amarelos. Segundo o ex-árbitro da Fifa, Wilson Souza, essas alterações não devem trazer benefícios, “já que a partida sofrerá mais interrupções, acarretando um maior acréscimo ao tempo de jogo”. Também foram abordadas a expulsão temporária (aplicada ao jogador por reclamação acintosa ou gestos) e a comunicação entre atleta e arbitragem sendo feita apenas pelo capitão. Duas outras medidas são importantes: a polêmica da mão na bola ou bola na mão, com uma melhor interpretação na sua aplicação, e a mudança na regra do impedimento. 

Tags: palmeiras beto lago coluna serie a disputa titulo conquista abel ferreira endrick