Copa do Nordeste está completando 30 anos (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
Copa Suldeste
Não, não há erro de diagramação. É esse o título mesmo. Refiro-me as regiões mais ricas do país, Sul e Sudeste, fundidas num sugestivo título. Imaginaram um torneio envolvendo Fla, Flu, Vasco, Bota, SP, Palmeiras, Stos, Corinthians, Grêmio, Inter, Cruzeiro, Atlético MG, Athletico PR, Coritiba e outros dois clubes? Ou de Santa Catarina ou do interior de SP? Seria um pipoco de renda, público e, fundamentalmente, audiência. Em jogo, muita grana das emissoras de TV e vagas para a Copa do Brasil, ao invés de pegar refugo da Libertadores. Aliás, pelo menos uma vaga pro campeão chegar diretamente a maior competição da América do Sul.
Não há datas, dirão alguns. Há sim. Basta readequar os Estaduais e costurar as datas como acontece na Copa do Nordeste. O problema é a vaidade. O egoísmo dos clubes foi fatal para o fim dos torneios Rio/SP e Sul/Minas. Desculpem se pra alguns a dubiedade preponderará na expressão que escreverei na sequência (aliás seria o título da coluna, mas poderia soar agressivo demais). Em alguns desses clubes A VAIDADE DOS DIRIGENTES ABUNDA! Enquanto isso, a Copa do Nordeste nada de braçadas. Dinheiro, emoção, organização e sucesso absoluto imperam na realização da única Copa regional do país que deu certo. Com todo respeito à Copa Verde, que existe para preencher o escasso calendário dos participantes. Que desperdício. Fla x Flus, Clássicos da Amizade, Derbys, San-Sãos, Grenais, Athletibas… todos jogados pelo ralo. Diríamos nos nordestinos: Que vaidade burra da gôta, ôxi…
Falta “o cara”…
Leandro Bárcia, Evandro, Danrley e Paulo Sérgio. Bons nomes pra um limitado orçamento de Série C. Mas com a saída de Souza e a desistência na luta por Love, tá faltando o candidato a ídolo. E tem que ser um meia de responsa ou um nove matador. Ao mercado, gestores timbus
Cartão de visita
Terá que ser mostrado, com fortes traços de personalidade, pelo novo grupo tricolor. Inicialmente no Piauí contra o Altos. Depois no Ceará, se der Iguatu, ou em Alagoas, se o CSA classificar. Só aí, comissão técnica e jogadores do novo Santa Cruz poderão, então, apresentar-se à imensa e apaixonada nação coral, ao jogar pela primeira vez, na sua casa. Aguardo ansiosamente esse renovado tricolor arrematando 30 mil torcedores num apoteótico encontro no Colosso do Arruda. Você pode até pensar que eu sou um sonhador…
Sabino vaza?
Foi uma grande contratação. Luciano Castan esteve em campo 36 vezes com a camisa do Cruzeiro nessa Série A. Deixa o clube estrelado pra jogar a Série B pelo Sport. Até a imprensa de Minas ficou surpresa. Castan chega com requinte de titular pra jogar ao lado de Thyery. Mas… e Sabino? Com salário na faixa de 200 mil reais, será mantido (contrato vence em Abril) apenas pra compor grupo? Você ficaria com ele no elenco, rubro-negro?
Favoritos??
… Perguntei eu aos traíras no programa de hoje no meu canal do YouTube, referindo-me aos times da capital, no Estadual 2024. Pipocada geral. Só Jarbas Aguiar cravou o Sport favorito. Lucchesi disse que o título tava entre Sport e Retrô. Marcos Leandro estendeu pra Sport, Retrô e Náutico. Bando de “murilistas”. Pipoco, não! Concordo com Marcos Leandro, mas o Santa pode surpreender…