Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: 'A proposta do novo estatuto do Sport já circula entre os rubro-negros'

No geral, existem pontos de avanços no estatuto, muito do que foi feito em 2020, acrescentando temas que não existiam, como a SAF

postado em 05/01/2024 08:00 / atualizado em 05/01/2024 15:04

<i>(Foto: Rafael Bandeira/SCR)</i>
Novo estatuto
A proposta do novo estatuto do Sport Club do Recife já circula entre os rubro-negros. No geral, existem pontos de avanços no estatuto, muito do que foi feito em 2020, acrescentando temas que não existiam, como SAF. A transformação do Sport em um modelo SAF precisa da aprovação dos conselheiros e, em seguida, da Assembleia Geral de Ordinária (que reúne todos os sócios). O clube terá poder de veto em alguns pontos dentro da SAF e existirá uma reserva de, pelo menos, 10% do capital votante para o Sport. Para Ricardo de Sá Leitão, que fez parte da mudança quatro anos atrás, a proposta sobre a SAF é bem razoável, sabendo que as regras para criação da mesma precisam constar em seu estatuto social e no acordo de acionistas. Porém, alguns pontos precisam ser melhores explicados. Mandato de presidente de três anos e do Conselho com dois? Deveria seguir o mesmo período, até para evitar problemas políticos internos. Erra em não colocar no Conselho representantes das chapas derrotadas. Outro detalhe é a criação do Conselho de Administração, que seria eleito junto com a chapa. Aqui, pode haver confusão sobre o poder do conselho e da atual Executiva. O presidente segue sendo não remunerado, mas com a possibilidade da SAF, cria-se o cargo de CEO e diretoria profissionalizada nos diversos setores. Não se fala em governança corporativa, tema de campanha da atual diretoria. Espera-se, agora, as datas para mais discussões no Conselho, antes que passe por votação entre os conselheiros e na Assembleia. Aprovado, pode funcionar já na eleição prevista para o final deste ano. 

Ibope I
Na primeira edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros de 2024, o Ibope Repucom destacou o desempenho anual de novos inscritos nas redes sociais dos 50 clubes monitorados durante o ano de 2023. No acumulado anual, os cinco clubes que mais foram Flamengo (4,8 milhões), Corinthians (3,7 milhões), Fluminense (3,3 milhões), Palmeiras (2,9 milhões) e Santos (2,3 milhões). 

Ibope II
O Fortaleza foi o melhor nordestino, com crescimento de 17% e 500 mil novas inscrições. O Sport teve aumento de 10%, com 460 mil novos inscritos. O Leão da Ilha saiu de 4,6 milhões (janeiro de 2023) para mais de 5,061 milhões (janeiro de 2024), ocupando a 13ª colocação no geral. Quem surpreendeu foi o Íbis, que teve um aumento de 25% de um ano para outro, passando a ter mais 1,5 milhão nas redes sociais. O Santa Cruz cresceu 7%, chegando aos 1,590 milhão de contas e o Náutico teve um aumento de 9,4%, se aproximando das 836 mil contas.
 

Salvação
Os caras da Fifa e da Conmebol quando chegarem ao Brasil, na próxima semana, vão ficar impressionados como são feitas as coisas nos bastidores do futebol nacional. Ontem, Gilmar Mendes, do STF, deu liminar recolocando Ednaldo Rodrigues de volta à presidência da CBF. Detalhe é que a ordem do ministro do STF ocorre no âmbito de uma ação apresentada pelo PCdoB. Em breve, o Supremo vai se manifestar definitivamente sobre o tema. 
 

Tags: sport beto lago coluna estatuto nova proposta pontos saf mudança