Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: 'Todo dia surge uma nova vergonha, sou defensor das Ligas, para que as federações deixem de existir'

Que o futebol seja feito, planejado, pensado e organizado por quem é responsável pela festa: os clubes

postado em 23/01/2024 08:00 / atualizado em 23/01/2024 08:02

<i>(Foto: Rafael Vieira/FPF)</i>
Fim das federações
Gostaria de escrever sobre o Clássico das Multidões. Ou sobre o empate do Náutico nos Aflitos. Ou até a derrota do Retrô para o Petrolina na Arena. Mas não dá. O infeliz texto do presidente da FPF, Evandro Carvalho, ao portal O Poder, abriu uma discussão enorme e entra também sobre a própria gestão da entidade que comanda (sic) o nosso futebol. Neste texto, o dirigente está se vangloriando de ter proibido os radialistas de ficarem atrás do gol no clássico de sábado. A atitude ditatorial, que foi repassada ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, como “dia histórico para o futebol brasileiro”, não foi bem digerida. As pancadas contra as declarações vieram de todos os lados, inclusive de fora do Estado. A pisada na bola merece boa reflexão. Como a Federação toma atitude tão absurda? Será que a imprensa é responsável por PE estar no ranking da CBF em 10º lugar no masculino e em 11º no feminino? Não temos clubes na Série A. O Santa Cruz, força do futebol nacional, sem divisão. Não estamos bem, Evandro. Reconheça isso. E essas ações ratificam o nosso péssimo momento. Nem o dever de casa é bem feito. O Estadual tem problema todo dia: Salgueiro, campeão de 2020, abandonou o campeonato dias antes da abertura; estádios sem condições no interior; Arruda interditado e que recebeu mais de 30 mil torcedores em dois jogos; e o sofrimento dos torcedores, tratados como animais que vão para o abate, pela paixão em acompanhar seus clubes nos estádios. Fico envergonhado quando converso com um cronista de fora, que não entende tamanha incompetência na gestão. Tenho saudades de um tempo em que Pernambuco era temido no País. Saudades dos Oliveiras no comando. Todo dia surge uma nova vergonha. Sou defensor das Ligas. Para que as federações deixem de existir. Que o futebol seja feito, planejado, pensado e organizado por quem é responsável pela festa: os clubes. 

Novos vexames
A FPF suspendeu o fotógrafo do Náutico por dois jogos. Segundo o clube, ele pediu para uma funcionária da entidade sair da frente da câmara. Agora foi um cinegrafista da TV Coral punido por duas partidas, por conversar com o goleiro do Maguary. Punições exageradas e absurdas.

Comissão Independente
Governadora Raquel Lyra, forme uma Comissão Independente Para o Desporto sob o comando da Secretaria de Esportes. Sem representantes de Federação, Clube e PM. Que discutirá, trará opiniões e fiscalizará as ações feitas no esporte local. Inclusive o nosso confuso futebol.

Que fase!
O CSA terminou 2023 com Marcelo Cabo, mas não renovou seu contrato. O técnico Rogério Correa foi chamado e dois jogos depois, demitido. Quem chegou agora? Marcelo Cabo. 

Calado é um poeta
Certa vez, Romário retrucou um comentário de Pelé com um “calado é um poeta”. A frase virou jargão para as pessoas que falam bobagens demais. Tem tudo a ver com o que acontece nos últimos dias no nosso futebol pernambucano. 

Tags: coluna beto lago liga federaçoes defensor campeonato pernambucano futebol