Esportes DP

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Campeonato Pernambucano acumula decisões controversas fora de campo; confira polêmicas

Em menos de 15 dias desde o início do Pernambucano, fora das quatro linhas a federação acumula polêmicas e decisões um tanto controversa

postado em 23/01/2024 12:50 / atualizado em 23/01/2024 16:37

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)</i>
A edição deste ano do Campeonato Pernambucano está sobrando polêmicas - especialmente fora das quatro linhas. Em menos de 15 dias desde o início, o “Galetão” como é conhecido o estadual em Pernambuco já teve desistência do Salgueiro, a inversão de mando de campo, adiamento da partida entre Santa Cruz e Retrô, Arruda interditado e torcedores sofrendo transtorno em estádio. 
 
Desistência do Carcará
Único clube do interior do estado a conquistar o título do Campeonato Pernambucano, o Salgueiro desistiu da competição antes do início. Para evitar punições, o Carcará protocolou uma carta de desistência “de gaveta”, que serviu como alternativa para que o clube não sofresse com a multa pela desistência.
 
Inversão de mando de campo
Logo na rodada de abertura do Campeonato Pernambucano apontou uma inversão de mando de campo. O atual campeão Sport teria que encarar 700 km para o sertão do Estado, no duelo contra o Petrolina. Porém, a FPF notificou a Fera Sertaneja afirmando que o estádio Paulo Coelho não teria condições por conta do gramado. Desta forma, o duelo saiu do Sertão e veio parar na Arena Pernambucano, casa do Leão em 2024.
 
Arruda interditado por falta de laudos 
Um dia após o estádio do Arruda receber mais de 15 mil torcedores, a FPF interditou o estádio pela ausência de laudos da Polícia Militar. Em nota oficial, a Secretaria de Defesa Social (SDS) declarou que já havia recomendado anteriormente a interdição do estádio, antes do início da competição.

Vale lembrar, que o Arruda chegou a receber duas partidas (Maguary e Flamengo de Arcoverde), inclusive teve mais de 30 mil torcedores nas duas partidas. Tanto o Santa Cruz quanto a FPF acreditam na liberação do estádio para o Clássico das Emoções, no próximo sábado. O Tricolor, agora, tenta providenciar a documentação até o clássico contra o Náutico, no próximo sábado.

FPF obriga Náutico a ceder os Aflitos
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) confirmou a mudança de local da partida entre Maguary e Sport, saindo do Arthur Tavares de Melo, em Bonito, para os Aflitos. Em princípio, a diretoria do Náutico não quis ceder o estádio. Porém, a FPF utilizou o Regulamento Geral das Competições para que a partida fosse realizada no estádio. 
 

Adiamento da partida entre Santa Cruz x Retrô 
Em virtude da maratona de jogos e a interdição do estádio do Arruda - que está impossibilitado de receber público, o Santa Cruz com o apoio do Retrô solicitou o adiamento da partida marcada para a quarta-feira (24). Com o acordo entre ambas as partes, a FPF alterou a data do confronto para o dia 15 de fevereiro.
 
Se sentindo prejudicados, Central e Náutico protocolaram o pedido para que sua partida também fosse adiada. Uma vez que as equipes enfrentam neste fim de semana Retrô e Santa Cruz, respectivamente. No entanto, o pedido da Patativa e do Timbu foi negado em virtude que o confronto será televisionado pela detentora de transmissão
 
Torcedores do Santa Cruz sofrem violência na entrada da Arena PE
 A torcida do Santa Cruz sofreu para entrar na Arena Pernambuco, antes do clássico contra o Sport, neste último sábado (20), pelo Pernambucano. Além de relatarem problemas com as catracas do estádio, torcedores reclamaram a truculência da polícia. Diante disso, o que se viu foram longas filas e torcida imprensada nos gradis.
 
Após inúmeros vídeos nas redes sociais relatando o problema na logística da entrada dos torcedores. A Polícia Militar, FPF e o Santa Cruz culpabilizam o Sport, mandante da partida, pelos problemas. Por outro lado, o Leão criticou a FPF pela organização.
 
Rádios sofrem punição 
Em decisão inesperada, antes do Clássico das Multidões, a FPF comunicou que seria proibida a presença de radialistas atrás das barras. Em nota, o presidente Evandro Carvalho relatou que trata-se de “absurdo privilégio das emissoras de rádio de abusarem do direito de atuar no entorno do gramado e até dentro do campo de jogo. Isso sem qualquer pagamento em favor dos clubes que fornecem o conteúdo - o espetáculo”.
 
Torcida única 
Em medida unilateral, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) determinou, que todos os clássicos até o final do Campeonato Pernambucano terão apenas a presença da torcida mandante. A medida é uma resposta aos recentes episódios de violência e leva em consideração os dados do estado de São Paulo, que apontam para uma diminuição nos casos de violência.

Tags: campeonato pernambucano polemicas fora de campo confira federaçao santa cruz sport nautico retro decisoes