Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: 'Boa vitória do Santa Cruz, essencial para recuperar a confiança da torcida tricolor'

Na terça tem um jogo difícil neste Estadual contra o Petrolina, fora de casa, confronto diante de um rival que briga por vaga na próxima fase

postado em 01/02/2024 08:10 / atualizado em 01/02/2024 08:12

<i>(Foto: Rafael Melo/SCFC)</i>
Confiança de volta
O torcedor do Santa Cruz chegou para o duelo contra o Porto desconfiado, depois da derrota para o Náutico, no Arruda. Era necessário vencer e recuperar a confiança. O primeiro tempo ficou claro a melhor qualidade técnica da equipe Coral contra os garotos do Gavião. O time de Itamar Schülle começou explorando o lado direito, mas era na esquerda que tinha espaço, aproveitando os avanços do lateral Oziel, do Porto. O Tricolor poderia ter aberto o placar, mas o gol de João Diogo foi absurdamente anulado pelo assistente João Henrique Oliveira, acusando impedimento de Bortoluzo. Aos 30, após troca de passe, a bola sobrou para Bortoluzo abrir o placar. Ir para o vestiário na vantagem foi importante. E ficou ainda melhor aos 30 segundos do segundo tempo, quando o atacante Thiaguinho faz 2x0, após bela jogada individual. Pronto, matou o jogo? Nada disso. Aos sete, depois do escanteio, José Werinson diminuiu. Novo gol sofrido de bola parada. O Santa volta a flertar com o perigo, trazendo um pouco de tensão entre seus torcedores. Veio a lembrança do fraco rendimento da equipe na segunda etapa das últimas partidas. Porém, desta vez, não. Aos 18, Caio Mello arriscou de longe, a bola desviou e enganou o goleiro João Ciriaco. Gol que trouxe a tranquilidade até o final da partida. Boa vitória do Santa Cruz, recuperando a confiança da torcida. Era preciso. Na terça tem um jogo difícil neste Estadual contra o Petrolina, fora de casa. Por ser um rival que briga por vaga na próxima fase, não tem jeito: tem que vencer a Fera Sertaneja!

Retomando a liderança
O Náutico bateu por 1x0 o Petrolina, nos Aflitos, e reassumiu a liderança do Estadual. O Timbu teve controle do jogo, poderia ter feito bem mais, já que teve mais posse de bola e criou diversas oportunidades. O problema é que o time Alvirrubro falhou demais nas finalizações. E, em duas oportunidades, poderia ter sofrido o gol: no fim do primeiro tempo, Vágner salvou, e no finalzinho da partida, Emerson Galego jogou fora na cara do gol. Esperava ver Thalissinho no segundo tempo, mas o técnico Allan Aal não mudou, apostando no volume do seu “11 titular”. E deu certo: logo aos nove, Ray Vanegas abriu o placar. Alívio nos Aflitos. O Timbu continuou a perder outros tantos gols. O treinador alvirrubro fez algumas mudanças necessárias, até para poupar peças para o duelo de sábado contra o Botafogo/PB, pela Copa do Nordeste. Valeu por retomar a liderança e ganhar moral para o início do torneio regional. 

Cinco em 70 anos
Apenas cinco presidentes dirigiram a Federação Pernambucana de Futebol nos últimos 70 anos. Em 1955, Rubem Moreira tomou posse. Seguiu até 1982 quando chegou Dílson Cavalcanti. Saiu em 1985 e veio Fred Oliveira. Carlos Alberto Oliveira assumiu em 1995 e ficou até 2011, quando faleceu. De lá pra cá, Evandro Carvalho está no poder. A entidade foi fundada em 1915 e até 1955 foram 26 presidentes, muitos com mandatos de apenas um ano.

Pernambucano na oitava posição
O ge.globo.com reuniu 16 comentaristas de cinco regiões para montar o ranking dos Estaduais. São Paulo lidera disparado, seguido pelo Carioca, Gaúcho, Mineiro, Baiano, Paranaense e Catarinense. O Pernambuco é apenas o oitavo. Não era o segundo melhor do País?

Tags: lacerdao caruaru porto torcida confiança recuperaçao vitoria boa coluna cruz santa