Pedro Bortoluzzo marcou o gol da vitória tricolor (Foto: RAFAEL MELO/SANTA CRUZ)
Enfim, os três pontos novamente. Após duas derrotas consecutivas, o Santa Cruz reencontrou o caminho das vitórias e derrotou o Porto por 3x1, na noite desta quarta-feira (31). O duelo pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano aconteceu no Lacerdão, em Caruaru.
Os gols tricolores foram marcados por Pedro Bortoluzzo, no primeiro tempo, além de Thiaguinho e Caio Mello, na etapa final. O Gavião diminuiu com o zagueiro Zé Werisson, de cabeça. A vantagem coral poderia ter sido maior, mas a arbitragem acabou cometendo mais um erro grave neste Estadual e anulou um gol legal de João Diogo, alegando impedimento na jogada.
Apesar da vitória tranquila, uma estatística negativa requer atenção da torcida do Mais Querido. Quatro dos cinco gols sofridos pelo Santa Cruz neste Campeonato Pernambucano foram oriundos de jogadas aéreas.
Como o resultado positivo é o que interessa, os tricolores se mantiveram na quinta colocação com nove pontos somados e apesar de ter feito a abertura da rodada, não têm chances de ganhar posições ou perdê-las. Vale lembrar que o time do técnico Itamar Schülle ainda tem um jogo a menos que as demais equipes, já que o duelo contra o Retrô foi remarcado para o dia 15 de fevereiro, no Arruda.
O JOGO
Precisando da vitória a todo custo para fugir da zona de rebaixamento, o Porto iniciou a partida de maneira agressiva. No entanto, poucas foram as jogadas trabalhadas, se limitando a chutes perigosos de fora da área. Igualmente pressionados, os tricolores foram tomando o controle do jogo e logo abriram o placar com João Diogo, mas o lance foi mal anulado pelo bandeirinha, que alegou que o atacante Pedro Bortoluzzo estava impedido no lance. Cinco minutos depois, o próprio camisa 9 marcou pra valer, abrindo o marcador antes do intervalo.
Na volta do segundo tempo, os tricolores voltaram decididos a reencontrar o caminho das vitórias e não deram tempo do Gavião respirar. Com menos de um minuto, Thiaguinho ampliou, para a festa dos quase dois mil corais que foram ao Lacerdão. Zé Werison até ameaçou uma reação no "calcanhar de Aquiles" do Santa Cruz: a bola aérea. Mas Caio Mello, que havia acabado de entrar em campo, acertou um belo chute de fora da área e deu números finais ao time do técnico Itamar Schülle: 3 a 1.
Em tempo, o Santa Cruz volta a campo na terça-feira da semana que vem, quando fará mais uma partida longe do Arruda. A equipe visita o Petrolina, às 16h30, no estádio Paulo Coelho. Já o Porto entra em campo um dia depois, contra o Náutico, às 21h, nos Aflitos.
FICHA DO JOGO - PORTO 1x3 SANTA CRUZ
PORTO: João Ciriaco; Juninho (Cristian Barata), Zé Werison, Kaio (Luis Fabiano) e Oziel; Adão, Robinho (Hudson) e Bruninho; João Gabriel, Itallo Melo (Wilsinho) e Ivisson (Guilherme Ribeiro). Técnico: Luciano Ribeiro.
SANTA CRUZ: William; Toty, Paulo Cesar, Rafael Pereira e Juan Tavares (João Victor); Lucas Siqueira, Lucas Bessa (Caio Mello) e Matheus Melo; João Diogo (João Gabriel), Thiaguinho e Pedro Bortoluzo (Wellisson). Técnico: Itamar Schülle.
COMPETIÇÃO: Campeonato Pernambucano (6ª rodada)
LOCAL: Lacerdão, em Caruaru
GOLS:
Pedro Bortoluzzo, aos 30 min do 1°T
Thiaguinho, aos 0 min do 2°T
Zé Werison, aos 7 min do 2°T
Caio Mello, aos 18 min do 2°T
CARTÕES AMARELOS: Itallo Melo e Kaio Henrique (Porto)
PÚBLICO: 3.120 torcedores
RENDA: R$ 57.735,00
ARBITRAGEM: José Woshington da Silva (árbitro); Matheus Valentim da Silva e João Henrique de Oliveira Lima (assistentes)