Esportes DP

SANTA CRUZ

Duelo de tricolores: conheça o Santa Cruz de Natal, adversário do Santa Cruz na Série D

O duelo será o terceiro entre os dois clubes na história

postado em 30/04/2025 09:30 / atualizado em 30/04/2025 20:48

<i>(Foto: Plena Comunicação/Santa Cruz de Natal)</i>
Duelo de homônimo. O Santa Cruz terá um confronto inusitado neste sábado (3), às 15h, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Do outro lado, estará o Santa Cruz de Natal, homônimo potiguar que, além do nome, carrega as mesmas cores do clube pernambucano. O duelo acontece no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN), e será o terceiro entre os dois clubes na história — com vantagem para o Tricolor do Arruda, que tem uma vitória e um empate nos confrontos realizados em 2011.

Fundado em 1965, o Santa Cruz de Natal completa 60 anos em 2025, mas apenas recentemente passou a figurar entre os protagonistas do futebol do Rio Grande do Norte. A estreia na primeira divisão estadual aconteceu em 2017, e em 2019 veio a primeira participação na Copa do Brasil, quando o clube eliminou o Tupi-MG e caiu para o Bahia na segunda fase.

Nesta temporada, o time potiguar soma seis vitórias, dois empates e seis derrotas, alcançando um aproveitamento de 47,62%. Foi eliminado ainda na primeira partida da pré-Copa do Nordeste, nos pênaltis, para o Ferroviário, e terminou o Campeonato Potiguar na semifinal, sendo eliminado pelo América-RN, que iria ser o campeão.

Na Série D, o Tricolor de Natal ocupa atualmente a quinta colocação do seu grupo, com uma vitória — sobre o Sousa-PB por 1 a 0 — e uma derrota para o Ferroviário, por 3 a 1. O time manteve a base do Estadual e promoveu Eugênio Gomes, de 31 anos, ao cargo de técnico após a saída de Celso Teixeira. Eugênio era auxiliar permanente do clube e agora comanda uma equipe entrosada, que recebeu reforços como o meia Thálisson, o zagueiro Guizão, o atacante Gleydson e o lateral-esquerdo Felipe Cruz.

O confronto deste sábado é mais do que uma coincidência nominal: coloca frente a frente dois tricolores em busca de afirmação na Série D. Para o Santa Cruz de Natal, é a chance de medir forças com um clube tradicional e mostrar que o futebol potiguar também tem um Tricolor disposto a crescer no cenário nacional. Para a Cobra Coral é a chance de reafirmar seu bom início e se manter na liderança do Grupo A3 da Série D.
 
 

Tags: santa cruz santa cruz de natal proximo adversario serie d conheça treinador jogadores base time