Marcelo Cabo diz que Santa Cruz tem um time base, não um time titular (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Sem cadeira cativa. O técnico Marcelo Cabo reforçou que o Santa Cruz não terá um time titular fixo nesta Série D, mas sim uma equipe base que será ajustada conforme a necessidade de cada jogo. Segundo o treinador, a ideia é montar uma equipe versátil, capaz de se adaptar aos diferentes adversários e contextos dentro das competições.
“Temos um time base, mas, a partir da leitura do adversário, podemos fazer algumas mexidas pontuais para poder encaixar. Pode ser que em algum momento vocês vejam, fora de casa, eu optando por um esquema com três zagueiros ou três volantes, dependendo da estrutura do adversário", explicou o treinador.
O comandante tricolor comparou o futebol a um jogo de xadrez, onde a movimentação das peças deve ser estratégica. Ele destacou ainda a qualidade e multifuncionalidade do elenco, especialmente entre os volantes, como fator determinante para aplicar diferentes sistemas táticos.
“Nossos volantes são de muita qualidade. Não podemos engessar um sistema. Temos que utilizar os jogadores de forma multifuncional, em várias posições. Isso que devemos ter pela frente: um time base e algumas mudanças pontuais para acharmos a melhor formatação para aquele jogo específico”, completou.
As mudanças promovidas por Marcelo Cabo no Santa Cruz começam a ter efeito dentro de campo — e também no status de alguns jogadores. Com a filosofia de montar um time base e adaptar a escalação conforme o adversário, o técnico abriu espaço para novas peças no elenco, e quem aproveitou muito bem a oportunidade foi William Júnior.
O meia, que vinha sendo opção no banco, ganhou chance como titular no lugar de João Pedro — até então uma das figuras mais constantes no time. William não decepcionou: além de mostrar personalidade, movimentação e intensidade, ainda balançou as redes na vitória coral.
Série D
A Cobra Coral possui seis pontos e lidera de forma isolada o Grupo 3 da Série D, com 100% de aproveitamento. O próximo compromisso do time coral será fora de casa, no sábado (3), contra o Santa Cruz-RN, às 15h, no estádio Nazarenão.