Esportes DP

COLUNA

Léo Medrado: 'Crescimento de Soso: os jogos vão passando e o treinador do Sport vai se fazendo compreender'

Com atitudes firmes, confiança no taco e determinação na busca pelos objetivos, o argentino já demonstra ter bem mais conteúdo do que o seu antecessor

postado em 23/02/2024 10:58 / atualizado em 23/02/2024 11:18

<i>(Foto: Sandy James/DP FOTO)</i>
O crescimento de Soso
Os jogos vão passando e o treinador do Sport vai se fazendo compreender. O início foi terrível. Mesmo ganhando do Petrolina, o futebol apresentado é fraco. Escala um 3-5-2 inseguro e desentrosado. E perde feio pro Retrô. Nem na vitória diante do Santa, consegue agradar. Volta a ganhar jogando mal contra o Maguary. Na derrota para o Bahia, apesar da ousadia de mudar ainda no primeiro tempo, colocando um atacante a mais, escapa de tomar uma goleada, graças às defesas de Caíque. A partir daí, o futebol evolui. Engata uma sequência de quatro jogos atuando bem e atinge um patamar técnico/tático bastante interessante, a tal ponto de ser superior, no empate contra o Fortaleza. Ainda comete alguns equívocos. A insistência com Felipe. A falta de percepção quanto à importância de Fabinho. A demora nas alterações diante dos cearenses. Mas Soso cresceu muito a produção, não somente do time, mas de quase todo o plantel. Mérito, também, por não insistir no 3-5-2. Não havia  tempo suficiente para encaixá-lo e entrosá-lo. Com atitudes firmes, confiança no taco e determinação na busca pelos objetivos, o argentino já demonstra ter bem mais conteúdo do que o seu antecessor. Por falar nele, Enderson Moreira deve estar fulo da vida com o “desumano” calendário sul-americano que fez a equipe peruana do Sporting Crystal, treinada por ele, jogar na altitude e, “conseqüentemente”, tomar de 6x1 do potente e tradicional Always Ready da… Bolívia. Voltando aos dias atuais, mantenha-se firme, Mariano. E parabéns pela evolução.

Finalmente!
Há anos, grito para que separem marginal de torcedor. Lugar de torcedor é no estádio. Lugar de bandido é na cadeia. Vi, com muita esperança, a distinção ser feita de maneira bastante explícita na nota emitida pelo Governo do Estado, após o atentado dos marginais contra a delegação do Fortaleza. A Governadora Raquel Lyra foi enfática ao dizer que o ato covarde “foi coisa de criminosos e não de torcedores”. Todos nós pernambucanos aguardamos uma ação incisiva, corajosa e imediata das nossas autoridades para prender os criminosos e afastá-los definitivamente não só dos estádios, mas da nossa sociedade. Que não sejam, mais uma vez,  palavras ao vento…

Que Náutico vem lá?
Uma equipe aplicada, marcando competentemente, na casa do adversário, um time de Série A postulante ao título do Nordestão. Reconhecendo internamente as limitações técnicas, mas focado em superar esta e outras deficiências. O Náutico surpreendeu o Vitória e os próprios torcedores alvirrubros. O grande desafio, todavia, será manter a mesma disposição, atitude, o mesmo apetite em todos os jogos. E então? Qual será o comportamento do time já neste sábado contra os rubro-negros?

Só um amistoso
Apenas Porto x Petrolina de nada valerá. Um já desceu. O outro nem segue, nem desce. Nos demais jogos, todos à excessão de Sport e Flamengo, brigam por posições na classificação. Na rodada, apenas um favorito: o Retrô contra o Flamengo, já rebaixado. Nas outras partidas, equilíbrio. Promete…

Tags: tatica evoluçao argentino soso crescimento coluna medrado leo