Esportes DP

VITÓRIA

Reforçado após retorno à elite, Vitória vive temporada de altos e baixos

Próximo adversário do Náutico, o Leão de Salvador vem passando por um momento novo na temporada

postado em 21/02/2024 14:51 / atualizado em 21/02/2024 15:12

<i>(Foto: Victor Ferreira/EC Vitória)</i>
Por Gabriel Itajara (Especial para o Diario) 
 
O Vitória  enfrentará o Náutico, nesta quarta-feira, (21) em um confronto crucial pela Copa do Nordeste. A equipe chega para a partida impulsionada pelo resultado positivo no clássico contra o Bahia, vencendo por 3 a 2, elevando o ânimo do time para os próximos desafios em busca da consolidaão em 2024.

Título da Série B e contratações

O Rubro-negro baiano iniciou a temporada com entusiasmo após a conquista da Série B de 2023, liderando a competição com autoridade, sete pontos à frente do Juventude, segundo colocado. Destaque para a defesa formada por duas figuras conhecidas dos pernambucanos, Wagner Leonardo e Camutanga, campeões do Pernambucano pelo Náutico em 2021.

Para 2024, a equipe reforçou-se com contratações significativas para encarar os desafios do Brasileirão Série A, incluindo Daniel Junior, Caio Dantas, Muriel, Everaldo, Alerrandro, Raul Castro e Patrick Calmon. Entre os destaques estão o meia-atacante Luan, ex-Grêmio e Corinthians, com passagem pela Seleção Brasileira, e o zagueiro colombiano Cristian Zapata, com história marcante no Milan e na Seleção Colombiana, com passagem também pelo Atlético Nacional-COL.


Campanha no Estadual e na Copa do Nordeste
A campanha da equipe apresenta altos e baixos no início do ano, ocupando a terceira posição no Campeonato Baiano, a apenas um ponto do líder Bahia. Após dois triunfos iniciais sobre Jacuipense e Bahia de Feira, o time sofreu uma derrota para o Barcelona de Ilhéus. 

Recuperou-se contra a Juazeirense, mas enfrentou uma sequência de três jogos sem vitória. Perdeu para Jequié, e empatou com Altos (na estreia do Nordestão) e Jacobina no estadual. A recuperação veio com a vitória sobre o ABC no Barradão, seguida da derrota para a Juazeirense no Estadual, poupando parte do time para o clássico contra o Bahia.

Ponto de virada da equipe 

O Clássico contra o Tricolor de Aço marcou a temporada do Vitória, destacando o poder da equipe em seus domínios, onde venceu todas as partidas disputadas no Barradão. No jogo, a equipe começou com um gol de Osvaldo aos seis minutos, mas precisou mostrar resiliência ao sofrer a virada no primeiro tempo, com Thaciano e Everton Ribeiro. No segundo tempo, o Rubro-negro reagiu e lutou até o final para vencer a partida, com Osvaldo, mais uma vez, e Alerrandro com o gol decisivo.

Jogo decisivo pelo regional

Impulsionado por esse triunfo, o time baiano enfrenta outra partida decisiva ao receber o Náutico, no Barradão. O triunfo é crucial para alcançar a zona de classificação para a próxima fase. A equipe está na quinta colocação com quatro pontos, atrás de Ceará, Sport, Botafogo-PB e CRB.

Para o confronto contra o Timbu, o técnico Léo Condé deve manter a mesma equipe que venceu o Bahia. O jogo pode marcar a estreia do principal reforço da temporada, Luan, que tem realizado trabalhos físicos e ainda não participou nem do banco nesta temporada. O atacante Léo Gamalho, em recuperação de cirurgia no joelho, continua fora, enquanto o goleiro Lucas Arcanjo está como dúvida para defender a meta rubro-negra.