Esportes DP

SÉRIE B

Rebaixados ano passado, Coritiba e América-MG chegam forte para a Série B

Confira também como estão os times do Sul; Operário-PR, Brusque, Avaí e Chapecoense para a disputa

postado em 13/04/2024 09:30 / atualizado em 13/04/2024 13:44

<i>(Foto:  Gabriel Thá / Coritiba)</i>

O Brasileirão Série B 2024 começa na próxima sexta-feira (19) após fim da grande maioria dos Campeonatos Estaduais. No Sul do país, o Campeonato Paranaense teve duas equipes participantes da Série B esse ano. Cercado de muita expectativa após a SAF, o Coritiba caiu para a equipe do Maringá nas semifinais da competição. Assim como o Operário, recém promovido da Série C, que também caiu na fase de semifinais para o mais tarde campeão, Athletico-PR.
 
Já em Santa Catarina, que tem três equipes representadas na 2ª divisão do futebol nacional, a melhor campanha foi do também recém promovido da 3ª divisão: a equipe do Brusque, que bateu vice-campeã em final bastante disputada contra a equipe que jogará a elite do futebol nacional, o Criciúma. O Avaí por sua vez, caiu exatamente para o Brusque na fase de semifinais e a pior campanha ficou por conta da Chapecoense, que caiu na primeira fase, ficando apenas em 9º colocado de 12 equipes possíveis. Em Minas Gerais o único representante na Série B, o América-MG, deixou boa impressão após cair para o Atlético-MG nas semifinais por 3 a 2 no agregado.

Confira detalhadamente como chegam as cinco equipes do Sul do País e a única de Minas Gerais, para a Série B 2024: 
 
 
Coritiba
 
Cercado de muitas expectativas após a concretização da SAF ainda no ano de 2023, o Coxa branca decepcionou na Série A de 2023 sendo rebaixado com rodadas de antecedência. Para 2024 a SAF do clube fez um dos maiores investimentos a para a competição, segundo valores divulgados pelo próprio clube, e visa retorno imediato a primeira divisão para aporte financeiro ser ainda maior.
 
A grande contratação para a temporada se trata do experiente atacante Leandro Damião de 34 anos - o novo centroavante do Coxa chega após cinco anos atuando no futebol japonês. Além dele o Coritiba também contratou dois destaques da última série B, o meia Matheus Frizzo que atuou pela Tombense e o atacante David Conceição que atuou pelo Juventude na campanha do acesso. Os novos contratados se juntam a Robson, remanescente e grande destaque da equipe na temporada até aqui, sendo artilheiro com 11 gols no Campeonato Paranaense.
 
 
Operário-PR
 
O Operário chega para a Série B de 2024 após queda em 2022 e retorno imediato em 2023. No Campeonato Estadual o fantasma caiu nas semifinais para o Athletico-PR, além de classificação para terceira fase as Copa do Brasil, deixando uma boa expectativa para a sequência da temporada.
 
A grande contratação do clube para retorno à Segunda Divisão foi do atacante Ronaldo Silva, que vem do Novorizontino após participar da campanha de 5º colocado na Série B do ano passado. Outra contratação badalada é de Marcelo Cirino, que chega ao clube após diversas passagens pelo Athletico-PR e vários títulos.  Ambos se juntam ao remanescente Felipe Augusto (Ex-Cruzeiro), que marcou 8 gols em campanha de acesso da Série C, em busca de manter o Operário na segunda divisão.
 
 
América-MG
 
Único representante mineiro na Série B 2024, o Coelho chega para a disputa da competição após mais um rebaixamento na última Série A. No Estadual o clube fez a segunda melhor campanha na primeira fase, atrás apenas do Cruzeiro, fato que inclusive fez decidir em casa as semifinais contra a equipe do Atlético-MG. Apesar de vitória por 2 a 1 na Arena Independência, o Galo havia vencido por 2 a 0 jogo de ida na Arena MRV e ficou com a classificação para a final.
 
Uma das grandes contratações para a temporada é do meio campista Moisés, que estava no futebol Chinês e no Brasil tem passagem marcante pelo Palmeiras, onde foi campeão brasileiro em 2016. Além dele, Vitor Jacaré é outro que chega com expectativa para a disputa da Série B, após alternar bons momentos na última Série A com a camisa do Bahia. Os dois se juntam ao veterano e pilar do meio-campo da equipe Juninho, em busca de novo acesso a elite do futebol brasileiro.
 

 
Brusque
 
Das equipes catarinenses que participam do campeonato esse ano, o clube do Brusque foi o que deixou melhor impressão no Campeonato Catarinense, perdendo a decisão para o Criciúma por 3 a 2 no somatório das duas partidas. O clube retoma à Segunda Divisão após, assim como o Operário-PR, ser rebaixado em 2022 e ter acesso imediato no ano seguinte.
 
Um dos destaques na campanha do acesso na Série C do ano passado com 10 gols marcados, o atacante Guilherme Queiroz (Ex-Santa) continua na equipe para a disputa da segunda divisão. O remanescente se junta a contratações como do atacante (Ex-Sport) Paulinho Moccelin que estava no Londrina e do meia também, Ex-Sport, Marcos Serrato, que estava no Atlético-GO. Atletas ajudarão o Brusque a buscar a princípio a permanência na segunda divisão nacional.
 
 

Avaí
 
O clube catarinense caiu nas semifinais do último estadual, justamente para um rival direto na disputa da Série B, a equipe do Brusque. O Leão busca nessa competição uma disputa diferente que da última edição, onde o clube brigou boa parte da temporada pelo rebaixamento e terminou o campeonato com 44 pontos conquistados na 13ª posição.
 
Para lutar por mais um acesso a Série A, o Avaí tem no atacante Gabriel Poveda a grande esperança de gols. Ele que chegou na metade da última temporada e desde então balançou as redes 11 vezes. Poveda foi o artilheiro da Série B de 2022 atuando pelo Sampaio Corrêa com 19 gols. Para se juntar na busca pelo acesso o clube trouxe uma grande quantidade de reforços, destacando-se Maurício Garcez que veio do Coritiba e do  Ex-Sport Ronaldo Henrique, além deles também se destaca o experiente volante Willian Maranhão (Ex-Santa) que estava no Santos na última temporada.
 
 
Chapecoense 
 
Para fechar as equipes catarinenses, a Chapecoense foi a de pior campanha no Campeonato Estadual, ficando em 9º colocado com 11 pontos conquistados em 11 partidas e a eliminação precoce na primeira fase. O clube vem nas últimas temporadas brigando firmemente na parte debaixo da tabela contra o rebaixamento para a terceira divisão, e na última temporada escapou por apenas 1 ponto, terminando em 16º colocado.

Apesar de má fase, o clube de Chapecó conta com o retorno do atacante Perotti para a temporada 2024, após passagem pelo futebol japonês, já balançando as redes por 3 vezes na temporada. Além dele o clube também buscou novas peças no mercado e contará com o experiente e atual campeão da Série B com a equipe do Vitória; Giovanni Augusto para disputa da segundona. Também a contratação do (Ex-Sport) Marlone que disputou a última Série B pelo Vila Nova. Para assim buscar uma campanha melhor do que às últimas na competição.

 
 
 

 
 

 

 

Tags: série b coritiba américa-mg brusque operário-pr avaí chapecoense sul