Esportes DP

SÉRIE B

Novorizontino, Ponte Preta e Guarani puxam bloco dos times do interior paulista

Novorizontino foi a sensação do Campeonato Paulista e quer lutar pelo acesso na Série B, assim como Ponte e Guarani. Mirassol, Ituano e Botafogo correm por fora

postado em 13/04/2024 08:30 / atualizado em 13/04/2024 13:43

<i>(Foto: Gustavo Ribeiro/Novorizontino)</i>

Passado um dos campeonatos estaduais mais disputados do Brasil, os times do interior de São Paulo começam a ter o foco total no Campeonato Brasileiro da Série B. Por isso, o Esportes DP fez um raio-x das seis equipes que irão representar as cidades de Campinas, Mirassol, Itu, Novo Horizonte e Ribeirão Preto na segundona do Nacional, e como as equipes iniciaram a temporada de 2024.

Ponte Preta, Guarani, Novorizontino, Mirassol, Ituano e Botafogo-SP tiveram inícios de temporada distintos. A maioria não foi tão bem no Campeonato Paulista, chegando a ter um rebaixamento, como aconteceu com o Galo de Itu. Já o Tigre de Novo Horizonte chegou até as semifinais do Paulistão, eliminando o São Paulo. Confira como chegam as seis equipes para a Série B de 2024:

Ponte Preta
 
A Macaca de Campinas não fez uma boa Série B em 2023. Terminando a edição do ano passado na 15ª colocação, os alvinegros querem fazer uma temporada melhor este ano. No Campeonato Paulista, conseguiram a classificação para as quartas de final, terminando a primeira fase na segunda colocação do grupo B. Entretanto, foram eliminados para o Palmeiras, atual tricampeão estadual, em uma goleada de 5x1. O técnico segue sendo João Brigatti, que assumiu o time da 30ª rodada da Segundona do ano passado.

Agora, com o foco exclusivo na Série B, a Ponte Preta fez alguns movimentos de mercado pensando na competição. Reforçando a defesa, contratou o zagueiro Sérgio Raphael, vice-campeão carioca pelo Nova Iguaçu, o volante Buchecha, destaque na Inter de Limeira, e confirmou Zé Mário, ex-Náutico e Sport, como reforço na lateral esquerda. O meia Elvis segue sendo o destaque do time, com dois gols e duas assistências na temporada. O artilheiro da equipe é o atacante Jeh, com quatro gols marcados. O goleiro Pedro Rocha também vem fazendo boas partidas no ano.
 

Guarani

O Bugre chega na Série B de 2024 almejando objetivos maiores. Na edição anterior, chegou a brigar por uma das quatro vagas que garantem o acesso à elite do futebol nacional, mas acabou caindo de produção na reta final do campeonato. Único campeão brasileiro da Série A vindo do interior do Brasil, o Guarani quer voltar a disputar a competição, fato que não acontece desde 2010.

Comandado por Claudinei Oliveira, o Bugre terminou o Campeonato Paulista de 2024 na última colocação do Grupo B, e quase foi rebaixado para a segunda divisão do estadual, escapando somente ao vencer o Bragantino na última rodada. Recentemente, perdeu um dos seus destaques, o meia Régis, que foi vendido para o Goiás. Bruno Mendes, Pablo Thomaz e Reinaldo dividem a artilharia  da equipe na temporada, com dois gols cada.
 

Novorizontino

O time do interior de São Paulo deu trabalho para os 19 times que encarou na Série B de 2023. A equipe comandada por Eduardo Baptista demonstrou bastante organização e brigou pelo G-4 até a última rodada, mas não conseguiu o acesso, terminando a competição na quinta colocação. Após ver a Série A bater na trave, o Novorizontino juntou os cacos, aprendeu a lição e começou 2024 pegando muitos clubes de surpresa.

A equipe foi a sensação do Campeonato Paulista deste ano. Ficando com na segunda colocação do grupo D e vencendo equipes como Corinthians e Santos, o Novorizontino enfrentou o São Paulo nas quartas de final e eliminou o tricolor nos pênaltis em um Morumbi lotado. Porém, não conseguiu chegar nas finais, perdendo para o Palmeiras por 1x0. Ao fim do estadual, perdeu alguns dos seus destaques, como Vitinho, que foi para o Palmeiras, e Chico, que voltou para o Sport. outro ex-Sport que vai defender o time esta temporada é o atacante Fabrício Daniel, que se juntará aos destaques Rômulo e Jenison, que marcaram três gols cada até aqui em 2024.
 

Mirassol

O Mirassol não começou bem em 2024. Após terminar a Série B do ano passado em sexto colocado e ver o acesso escapar na última rodada, o time do interior de São Paulo parece ter sentido o golpe da permanência na Segundona. O time do técnico Mozart não fez um bom Campeonato Paulista, terminando a competição como lanterna do grupo C.

Para o campeonato nacional, o clube quer voltar a apresentar boas atuações, contando com o bom desempenho do atacante Delatorre, que marcou sete gols no estadual deste ano. Além dele, os meias Danielzinho e Gabriel também se destacam na equipe, com o  último tendo uma passagem pelo Sport em 2018. São conhecidos do rubro-negro pernambucano o meia Neto Moura, cria da base do Leão, e o lateral Lucas Ramon, que começou 2024 jogando em Recife, mas pediu transeferência e retornou para o Mirassol.
 
 
Ituano

O clube da cidade de Itu, conhecida por ter objetos e monumentos em tamanho gigante, não vem apresentando um grande futebol. Após terminar a Série B de 2023 na 14ª colocação, o time começou 2024 da pior maneira possível: com um rebaixamento.

O Galo de Itu, comandado inicialmente pelo técnico Marcinho e posteriormente Alberto Valentim, que permanece no clube, fez a pior campanha do Campeonato Paulista deste ano e foi um dos dois times rebaixados para a Série A2 do estadual. A equipe só tem uma vitória no  ano, e acumula três empates e nove derrotas. Para a Série B, o time foi ao mercado e fez algumas contratações, como é o caso de Wálber e Bruno Xavier, que chegam do Água Santa. O destaque do time na temporada é o goleiro Jefferson Paulino, que tem como reserva Saulo, com passagem pelo Sport em 2021. 
 

Botafogo-SP
O Botafogo-SP vem tentando melhorar sua temporada. Apesar de conseguir a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil vencendo os dois confrontos na competição, a Pantera não fez um bom Campeonato Paulista em 2024. A equipe foi a lanterna do Grupo D, somando apenas três vitórias em 12 jogos da competição.

O desempenho ruim no estadual vem colocando o técnico português Paulo Gomes sob pressão. O treinador chegou ao Botafogo-SP no início deste ano, e vem cobrando reforços para a Série B, onde a equipe terminou em 12º lugar na edição de 2023. Os destaques da equipe ficam com Alex Sandro, que acumula seis gols na temporada, com o atacante Douglas Baggio e o meia Leandro Maciel. A pantera também têm velhos conhecidos do futebol pernambucano, como é o caso de Leandro Pereira e Jonas Toró, ambos ex-Sport. 
 
 
 



Tags: brasileiro campeonato divisão segunda segundona b serie paulo são interior paulista campeonato guarani mirassol sp botafogo ituano preta ponte novorizontino