Esportes DP

COLUNA

Léo Medrado: 'Não há mais espaço para dirigentes amadores, a SAF virá no Sport'

Fundamental, pra mim, é a remuneração do Presidente Executivo eleito

postado em 19/04/2024 09:24

<i>(Foto: Sport/Divulgação)</i>

Um novo começo de Era
Espero que com gente fina, elegante e sincera, como apregoa a letra da música de Lulu Santos. O Sport muda a sua configuração. Ao lado do Presidente Executivo que, além de eleito, passa a ser remunerado, também será eleito um conselho administrativo formado por cinco componentes que irão montar o quadro diretivo do clube. As antigas vice- presidências “amadoras” darão vez aos diretores remunerados. Em cada setor estratégico do clube. Além disso, o Conselho Administrativo cobrará resultados também do Presidente Executivo. Outra definição importante na reunião do Deliberativo na noite da última terça: o Sport está liberado para virar SAF. A Sociedade Anônima que for aprovada comandará o futebol leonino detentora de  90% das ações. O clube permanecerá com uma ingerência mínima de 10% nas decisões do futebol. O patrimônio, no entanto, continuará pertencendo exclusivamente ao clube, que poderá, todavia, alugá-lo sob a aprovação dos conselheiros e sócios. Fundamental, pra mim, é a remuneração do Presidente Executivo eleito. E dos diretores que vivenciarão efetivamente o dia a dia do clube. Não há mais espaço para dirigentes amadores. A SAF virá, na sequência.

O preço de um acesso
O Sport pularia de 8 a 10 milhões, para de 80 a 100 milhões. O Náutico saltaria de 1 a 2 milhões, para de 8 a 10 milhões. E Retrô e Petrolina de 100 a 120 mil, para de 1 a 2 milhões. Ou seja, os acessos de Sport, Náutico e Retrô/Petrolina, valerão um aumento de oito a dez vezes mais em cima dos seus respectivos faturamentos atuais.

Perspectivas
As do Retrô e do Sport são boas. As do Náutico nem tanto. As do Petrolina são uma incógnita. O Retrô tem a melhor estrutura (folha e CT) dentre todos os participantes da Série D. E possui um dos cinco melhores elencos. O Sport, em relação a Série B, tem o segundo elenco mais valorado do mercado, somente inferior ao Santos. E conta com um grupo bastante qualificado. Já o Náutico, que venceu a “C” em 2019, terá que melhorar muito a qualidade do seu plantel. Brigará com três outros ex-campeões da competição (ABC, Remo e Sampaio). Enfrentará Figueirense Londrina, CSA, dentre outros que recentemente estiveram na B. Quanto ao Petrolina, precisará pensar grande pra se tornar grande.

Tite x Abel
Alguns viraram amigos: Abel Braga, Givanildo, Mauro Fernandes, Muricy, Zé Teodoro, Dado, R. Fernandes. Outros deixaram saudades pelo ótimo relacionamento que tivemos: Carlos Alberto Silva, Dorival Júnior, Nelsinho Bastista, Martelotte, Leão, Luxemburgo, Falcão, Zetti,  José Carlos Amaral. Na minha condição de fã, dois treinadores são injustiçados. Nos comandaram em quatro Copas e fomos derrotados em todas. Telê e Tite. Hoje o maior duelo a ser travado no Brasileirão será entre Tite e Abel. De um lado, um ídolo. Do outro um competente altamente chato! A aversão da maioria ao Flamengo, fará com que eu seja apedrejado. Mas torcerei por Tite.

Tags: amadores diregente modelo saf medrado leo coluna sport