
Saiba mais
Entretanto, a carreira do jogador começou a sofrer oscilações. Foi vendido para a Europa, mas não conseguiu dar prosseguimento no Velho Continente. Voltou ao futebol brasileiro, mas não teve um bom desempenho no Atlético-MG. E foi aí que o apelido "Balada" surgiu, após ser flagrado dormindo em uma casa de festa nortuna na capital mineira. Desde então, foi perdendo espaço no time e era um custo que não valia tanto mais a pena para o Galo arcar. Foi emprestado ao Santos e ao Vasco, mas longe do potencial que ele já havia demonstrado.
Mas aí começou a redenção. Em 2015, André foi emprestado ao Sport e foi peça fundamental para a melhor campanha do Leão em pontos corridos da sua história. O atacante anotou 14 gols e seis assistências e chamou a atenção do Corinthians, chegando até a voltar para a Europa, para o Sporting de Portugal. Lá, sentiu dificuldades e um post com "saudades Recife" em sua rede social acabou com sua volta para a capital pernambucana.
Então, André 'Balada' fez sua melhor temporada até aqui. Em 2017, foram 27 gols e uma assitência que foram fundamentais para deixar o Sport em mais uma Série A. Entretanto, sua carreira começou a oscilar mais uma vez.
Grêmio, Sport (pela terceira vez), Cuiabá... nenhuma das passagens por estes clubes foram do jeito que eram esperadas. em 2023, chegou a fazer 10 jogos pela Ponte Preta e marcou apenas um gol. Parecia o começo do fim do artilheiro.
Até que, em uma festa, ele apertou a mão de Romário, o baixinho. Na ocasião, o artilheiro do Tetra do Brasil havia assumido o comando do América-Rj, e convidou André para participar do projeto de volta do Mecão para a Série A carioca. A princípio, o atacante pensou que era brincadeira. No dia seguinte, recebeu uma ligação do lendário camisa 11.
"Eu tava pensando em me aposentar", confessou o 'Balada' ao canal Cartoloucos, no YouTube. Entretanto, a ligação de Romário fez com que André esticasse a carreira por mais um ano. E o jogador vem correspondendo bem às expectativas.
São três jogos como titular na segunda divisão do Carioca. Até aqui, são 5 gols e uma assistência, marcando em todos os jodos e ajudando o América a ser o líder isolado da competição, com três vitórias e um saldo de gols de sete tentos. As boas aparições fizeram com que o jogador caísse nas graças do torcedor do Mecão, que até já fez uma música para ele, brincando com o apelido de Balada.
O jogador parece não se incomodar com a música e achou um jeito de ainda encontrar felicidade jogando futebol, na reta final de sua carreira. Será que André vai repetir os bons desempenhos que teve nas primeiras passagens pelo Sport? Só acompanhando o América para saber.