Esportes DP

COLUNA

Léo Medrado: 'Vergonhosa a comparação do VAR que se usa na Europa em detrimento ao do EUA'

Enquanto um cortina denuncia um milímetro na aferição de um possível impedimento na Eurocopa, na Copa América duas linhas toscas

postado em 27/06/2024 08:35 / atualizado em 27/06/2024 08:45

<i>(Foto: Christophe SIMON / AFP)</i>

VARgonha
Os dois torneios (excetuando-se a Copa do Mundo) mais importantes do planeta, movimentam o mundo da bola. Pra nós brasileiros, Eurocopa à tarde e Copa América à noite. É bom demais da conta. Mas duas questões sobre a nossa competição americana deixam-me angustiado, no momento. A dimensão reduzida dos gramados e o VAR. A diminuição de 5 metros no cumprimento e 4 na largura, prejudica, e muito, as Seleções mais técnicas. Favorece por demais àquelas retranqueiras que adoram se fechar e jogar por uma bola. Não entendo como Brasil e Argentina curvaram-se à essa decisão estapafúrdia. Quanto ao VAR, é simplesmente vergonhosa, humilhante até, a comparação do equipamento que se usa na Europa em detrimento ao que está sendo utilizado nos EUA. Enquanto um cortina d’água denuncia um milímetro na aferição de um possível impedimento na Eurocopa, na Copa América duas linhas toscas são ajustadas manualmente de maneira lenta e definição inconclusiva. Até hoje, não consegui discernir se o gol do Brasil, marcado por Bruno Guimarães, contra Costa Rica foi ou não legal.
 
 Jogue bola, Vini
Por falar no Brasil, antigamente a passagem pela Seleção Brasileira era condição imprescindível para um jogador atuar num grande time do exterior. O cara entrava em campo “se matando” para continuar no grupo e se valorizar economicamente. Hoje em dia, o descomprometimento de alguns é gritante. Na única competição oficial que temos entre as Copas do Mundo (incluo as Eliminatórias como a primeira fase de um Mundial) Vini Júnior, Raphinha e Danilo, só pra citar três, atuaram como se fosse um mero amistoso. Enquanto Neymar ficou estarrecido com a saída de Vinícius, vibrei com a alteração. Ainda mais por que Savinho entrou “babando” em campo. Jogue mais e fale menos, Seu Vini. Ninguém é insubstituível nesse elenco. E Seu Danilo: tu só tá ali por falta de opção, véi. Depois de Carlos Alberto Torres e Cafu, laterais capitães que levantaram o troféu de campeão, aguentar tu em campo é barra. Mais ridículo ainda é vc ir bater boca com o torcedor. “Estar de brincadeira” é colocá-lo como capitão da equipe.

O novo sempre vem
A única Georgia que eu conhecia é a minha amiga desde os tempos da TV Jornal e depois TV Globo Geórgia Kyrillos. Fui no mapa mundi saber aonde está localizado esse país de 4 milhões de habitantes. E descobri que fica entre Rússia, Turquia, Azerbaijão , Armênia e o Mar Negro. Portugal descobriu mais. Descobriu que lá tem futebol. Na primeira participação georgiana na Eurocopa, 2x0 numa das seleções favoritas ao título. E pegará a Espanha nas oitavas. Te cuida, Lamine Yamal…

Desfalques pesados
Amanhã farei a coluna centrada no futebol pernambucano, mas só um aperitivo: vamos ter problemas nas escalações do Sport no sábado e do Náutico na segunda. O Sport ainda não contará com Thyere, Felipinho e Romarinho. E perdeu dois jogadores definitivamente: Pedro Lima e Alan Ruiz. A criação diminuiu muito. Só Lucas Lima cria, atualmente. E no Náutico, a melhor assistência é a de Arnaldo. E ele está suspenso. E não jogará contra o Confiança.

Tags: eurocopa var copa america arbitragem diferença equipamento tecnico