Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: 'Esse é o jogo que pode definir o destino do Náutico nesta Série C'

Uma vitória deixa o Timbu praticamente fora a possibilidade de rebaixamento e recoloca o Timbu na disputa pelo acesso

postado em 18/07/2024 09:23 / atualizado em 18/07/2024 09:30

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>

Destino Alvirrubro
Decisões definem destinos. Pode não ser uma verdadeira decisão, mas esse é o jogo que pode definir o destino do Náutico neste Brasileiro da Série C. Mesmo sem ser um adversário direto nesta briga por uma vaga na próxima fase - o Athletic está na liderança da competição -, a partida no próximo domingo carrega uma expectativa enorme por parte da torcida alvirrubra. A goleada por 4x0 no Figueirense - esse, sim, foi um duelo direto - trouxe novos ares e esperanças. Com a chegada dos últimos reforços, o grupo ganhou em qualidade, oferecendo melhores opções para o técnico Bruno Pivetti. Foram seis nomes, alguns que chegaram e já vestiram a camisa de titular, e outros que devem, em breve, ocupar um espaço entre os 11. Fica claro que o treinador soube arrumar a equipe bem melhor que seus dois antecessores. O time alvirrubro vem crescendo a cada partida, e começa a ter um padrão de jogo mais definido. A exibição passada ajudou a recolocar o clube nos trilhos. Ainda é complicada a situação, é verdade. São sete jogos pela frente, mas sendo quatro em casa (Athletic, Ypiranga, Botafogo/PB e Ferroviário) e três fora (Sampaio Corrêa, CSA e Londrina). Nas contas do amigo Adethson Leite, com 29 pontos o time entra no G8. Fazendo o dever de casa, ficaria faltando mais um ponto para alcançar o “número mágico”, que tem que buscar longe dos Aflitos. Se o Náutico vencer o Athletic, joga pra bem longe a pressão que vinha sofrendo e entra em campo a motivação. Deixa praticamente fora a possibilidade de rebaixamento (a meta seria 20 pontos) e recoloca o Timbu na disputa pelo acesso. Decisões definem destinos!
 
Adaptações
Existe hoje, pelas contratações que estão sendo apresentadas, uma tendência de mudança na forma de jogar o Sport. Não digo muito o lado propositivo, de ser uma equipe ofensiva, que não deve ser largado pelo técnico Mariano Soso. Mas, o estilo aguerrido deve fazer parte nas próximas partidas. Alguns problemas vão precisar ser corrigidos rapidamente: sempre que se contrata estrangeiros, mesmo do nosso continente, vem a questão da adaptação do clima, dos costumes, da cultura e, principalmente, do nível de competição que é um Brasileiro da Série B. Passando isso, o caminho do acesso fica mais perto.
 
Cuidado especial
Em pronunciamento, o presidente do Sport, Yuri Romão, confirmou o termo de compromisso para a compra do terreno que fica ao lado do CT do clube, em Paratibe. Passo importante do Leão, beneficiando a base e o futebol feminino. E a verdade precisa ser dita: o patrimônio do Sport teve um cuidado especial na sua gestão, na melhoria dos equipamentos e, agora, na ampliação do Centro de Treinamento.
 
Pelo primeiro lugar
Classificado, a meta do Retrô é ficar entre os dois primeiros, garantindo a segunda partida da próxima fase em casa. Lembrando que a Fênix encara os rivais do Grupo C. Aqui, seria bom fugir do América/RN, um dos clubes tradicionais do Nordeste e que hoje ocupa a terceira colocação. Ainda assim, confio muito que o acesso do Retrô virá neste ano.

Tags: nautico coluna beto lago decisao jogo grande serie c athletic aflitos torcida