Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: 'Que o domingo seja de um futebol melhor e com vitórias significativas para Náutico e Sport'

Torcedores de Sport e Náutico não estão gostando nada dos desempenhos de seus times nos Brasileiros

postado em 04/07/2024 08:45 / atualizado em 04/07/2024 10:53

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)</i>

A dose da irritação 
Torcedores de Sport e Náutico não estão gostando nada dos desempenhos de seus times nos Brasileiros. No programa Léo Medrado & Traíras, no YouTube, fico lendo algumas mensagens de torcedores. A irritação tem sentido, mas a dosagem seria exagerada? Bom, dentro de campo, o futebol apresentado por Leão e Timbu não agrada. Vitórias magras (como aconteceu com o Sport). Viradas na marra (como vimos com o Náutico). E derrotas absurdas (aqui, vai para os dois lados). Porém, tem um fato que é bem intrigante. Por mais que suas torcidas questionem desempenhos em campo, Sport e Náutico, com seus jogos atrasados, podem respirar um pouco do "ar da tranquilidade". Se o Leão vence o CRB, em Maceió, assume a liderança da Série B. E com uma vitória sobre o Ypiranga, nos Aflitos, o Timbu encosta de vez no G8. Pura realidade. Coisas do futebol. Em campeonato de ponto corrido, esperamos ver mais regularidade. Você ter um time que oscila uma, duas partidas, até se entende. Muitas vezes é por contusões e suspensões, que atrapalham uma escalação. Mas isso não serve como justificativa quando o elenco é mal montado ou desequilibrado em alguns setores. Ou se perde em uma sequência de partidas. Agora, antes de seus jogos adiados serem marcados pela CBF, Náutico e Sport têm obrigação de responder dentro de campo. Que rubro-negros e alvirrubros considerem esses duelos como um “plus”. Eles se tornam importantes no momento em que todos os clubes estarão com o mesmo número de jogos. Que o domingo seja de um futebol melhor e com vitórias significativas. Até para amenizar as irritações de suas torcidas. 

Os Deuses deram nova chance
Os "Deuses do Futebol" deram uma nova chance para o Náutico. E, claro, para o presidente Bruno Becker e toda gestão do futebol. Três pontos fundamentais para aliviar a pressão que técnico e elenco sofriam pela exibição que presenciamos nas últimas partidas. Porém, espero que a vitória diante do Confiança também tenha aberto os olhos para que acelere nas contratações, com nível de acerto alto. 

Melhorar como visitante
Por outro lado, é preciso fazer um elogio ao torcedor alvirrubro. A torcida abraçou a causa e teve um papel primordial para essa vitória de virada. Agora, queremos ver um rendimento melhor fora de casa. Como visitante tem apenas uma vitória, um empate e três derrotas. Se quiser pensar em próxima fase no Brasileiro tem que vencer também longe do Recife - desde que cumpra o seu papel nos Aflitos, é claro.

Muito conservador
Dorival Júnior foi conservador na escalação e nas alterações que fez na partida contra a Colômbia. Claro que o discurso pós-jogo entre os jogadores é que a Seleção segue invicta, classificada e confiante. Mas ainda está devendo um futebol mais vistoso coletivamente. Além disso, como Vini Jr. será desfalque contra o Uruguai, o treinador da Seleção poderia ter testado uma formação sem ele durante o segundo tempo. E, quem sabe, nessa hora encaixaria Endrick como centroavante – o que todo mundo gostaria de ver nesta Copa América. 

Tags: nautico sport lago beto coluna vitorias futebol