Esportes DP

COLUNA

Léo Medrado: 'Ou a direção cobra e o treinador para de inventar ou Soso desmantelará todo o trabalho realizado até agora'

Contra o Botafogo-SP, o técnico Mariano Soso abusou do direito de errar

postado em 01/07/2024 09:09 / atualizado em 01/07/2024 09:28

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)</i>

O pior Soso do ano
Tenho sido um grande defensor do treinador rubro-negro. Mas contra o Botafogo-SP ele abusou do direito de errar. E não é uma análise pós fatos consumados não. Quem acompanhou a transmissão da CBN viu e ouviu que reclamei desde o anúncio da escalação inicial. Soso barrou os dois laterais de ofício disponíveis, para reposicionar Fabrício na direita e improvisar o menino Nasson na esquerda. Nasson foi muito mal. Não por culpa dele. Mas por não ter nenhum cacoete de lateral. E a ida de Fabrício pra lateral direita, criou um rombo na segunda volância. Sei que existem muitos fãs de Fábio Matheus. Mas o considero extremamente lento e sem a devida pegada que a posição exige. Ainda mais com Felipe, que também possui os mesmos problemas, atuando de primeiro cabeça de área. A falha de Castan logo aos cinco minutos forçou o Sport a ter que aumentar ainda mais o poder de criação. E o time deu apenas um chute (fraco) a gol com Lucas Lima aos 45 do primeiro tempo. Chega a segunda etapa e Mariano, absurdamente, não mexe no improdutivo onze titular. Quando o faz, coloca Riquelme na vaga de Nasson. Demorou! Aí, coloca Zé Roberto no lugar de Fábio Matheus e tira da cercania da área adversária a última chance do Sport criar alguma coisa. Recua Lucas Lima pra posição. E mata de vez o Sport. Com Gustavo, Ortiz e Barletta terrivelmente mal, o Sport padece. Nenhuma finalização na direção do gol de João Carlos acontece. Mariano então tira Lucas e coloca Vilhena. Põe Pedro Martins no lugar de Felipe. E, finalmente, tira  Gustavo e o garoto Dieguinho vai pro jogo. Pra sorte de Soso e dos rubro-negros, o Esporte em questão é futebol. E o improvável acontece. Toró entra livre na cara de Caíque e bate por cima. Até aí, normal. Toró marcou apenas dois gols pelo Botafogo. Mas no último minuto, Sanches precipita-se e dá um rapa em Dieguinho. Pênalti e gol de Zé Roberto. Saiu no lucro, o time da Ilha. Mas ou a direção cobra e o treinador para de inventar ou ele desmantelará todo o trabalho realizado até agora.

Quem descobriu Pedro?
Marcelo Barros, diretor do Sport, disse no Botequim da Bola, na CBN, que o Wolves descobriu Pedro Lima acompanhando de perto à Seleção Brasileira sub-17. Mas revelou que o clube inglês, pela equipe de monitoramento que possui, chegaria ao lateral rubro-negro mesmo que ele não fosse à Seleção. Só demoraria uns seis meses a mais…

Tensão no monitor
Preocupante a atuação do VAR na Copa América. Depois das linhas indefiníveis do impedimento de Bruno Guimarães contra a Costa Rica, seguem as polêmicas. O segundo gol de Lautaro contra o Peru merecia pelo menos uma conferida do árbitro no monitor. Assusta-me a obsolescência do equipamento e a incompetência de que comanda o aparelho

Caldeirão do Piva
O bicho vai pegar! Não tem jogador perronha, entregador de camisa, cartola despreparado… Hoje é Náutico! O alvirrubro que for aos Aflitos, tem que ser literalmente torcedor. Tem que empurrar o time. Não é clichê: Náutico x Confiança será um dos  jogos mais importantes da história do clube. Precisa-se de um passo fundamental para exorcizar essa possibilidade de rebaixamento para à Série D. Pivetti: comande e apresente o caldeirão à Mazola!

Estreantes insurgentes
Canadá e Geórgia estreiam e se classificam nas Copas da América e Europa. Croácia e Chile, Seleções de maior tradição, ficam de fora. Como dizia o fantástico Belchior: O novo sempre vem.

Tags: sport leo medrado coluna direçao treinador mariano soso erros serie b cobrança