Taça do Campeonato Pernambucano (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Estadual 2025
Será hoje, a partir das 16h, na sede da FPF, o Conselho Arbitral da Série A1 do futebol estadual, que discutirá a fórmula de disputa do Pernambucano 2025. Afogados, Central, Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Sport e Petrolina são os representantes da elite estadual. O presidente da entidade, Evandro Carvalho, lançou nos últimos dias uma fórmula que agitou o futebol do Estado: competição com 26 clubes, sem rebaixamento e com Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz entrando na reta final, quando teriam oito times. Não acho que seria aprovada para agora. Sem tempo hábil, já que a ideia é começar em novembro. Mas alguns clubes não gostaram muito da ideia, como o Central.
Se mantiver a fórmula deste ano, entra outra discussão que agitará este Arbitral: o número de clubes que vão ser rebaixados. A ideia é ter uma Série A1 em 2026 com oito clubes. Por isso, a edição em 2025 seria com três ao invés de dois rebaixados. Consequentemente, a Série A2 apenas um acesso. Aqui é mais viável. Por conta do calendário apertado que é autorizado pela CBF para os estaduais, as federações precisaram se adaptar, ainda mais quando seus clubes disputam as competições nacionais – brasileiros e Copas. Um Pernambucano longo sempre foi fundamental para os clubes do interior, que ganhavam mais datas para jogar. Porém, a realidade hoje não permite isso. A criação da Série A3 foi acertada, para que esses clubes possam se movimentar. Vamos acompanhar os debates deste Arbitral, que será transmitido pela TV FPF no YouTube, que promete ser bem quente na casa do futebol pernambucano.
Opções para o banco
Com alguns problemas para escalar a equipe para o duelo contra o Guarani, observei que a maior dor de cabeça do técnico do Sport, Pepa, está na formação do seu banco de reservas. A tendência é ter, na linha ofensiva, com Zé Roberto/Gustavo Coutinho e Lenny Lobato. Pode trazer o garoto Dieguinho que está nos Aspirantes para reforçar o grupo. Poucas opções para uma mudança durante o jogo. O que o treinador pode fazer é dobrar as laterais, pois conta com Di Plácido e Felipinho para fazer este papel.
WorkFut 2024
Acontece nesta sexta, a partir das 8h, no auditório da Assembleia Legislativa o workshop “A Participação da Mulher no Jornalismo Esportivo e a Violência no Futebol”. O evento celebra os 103 anos da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP), sendo promovido pela entidade com apoio do Sindicato dos Radialistas, Sindicatos dos Jornalistas e da ABBC Comunicação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Sympla.
Corrida
A etapa do Cross Urbano Caixa, que está prevista para acontecer no dia 10 de novembro, vai ser na Arena de Pernambuco. Trata-se de um circuito realizado em todo o País, somente em estádios de futebol. Será a quarta vez que acontece no Estado – a primeira foi em 2014. A prova terá obstáculos: túneis, passarelas, arquibancadas e até a volta olímpica na Arena. Informações e inscrições pelo site www.crossurbanocaixa.com.br.