Horas antes da partida de ida da semifinal da Libertadores entre Botafogo e Peñarol, às 21h30 no Nilton Santos, torcedores do clube uruguaio se envolveram em cenas de confusão e conflito com a polícia na orla do Rio de Janeiro. As cenas de vandalismo e selvageria aconteceram nesta quarta-feira (23) por volta das 12h.
Nas imagens da confusão, é possível ver os uruguaios utilizando pedras, paus e garrafas para atacar policiais militares, que estavam no local para conter confusão. Não foi possível a identificação de torcedores do Botafogo na confusão. Uma moto e um ônibus da excursão dos uruguaios ficaram em chamas após o ocorrido.
Além de conflitos, relatos ainda apontam que boa parte dos quiosques no calçadão foram furtados e objetos utilizados em conflito. Segundo a PM, início de toda a confusão se deu após um torcedor uruguaio furtar um celular em uma padaria.
As cenas de vandalismo se arrastaram por boa parte da orla do Recreio e afetaram banhistas que estavam na praia. O batalhão de Polícia de Choque e o Corpo de Bombeiros foram acionados e bombas de efeito moral foram utilizadas. Após mais de uma hora de selvageria, os vândalos foram detidos com a força de segurança em maior número.