Esportes DP

CONSELHO TECNICO

Com proposta de nova fórmula do Campeonato Pernambucano, FPF irá realizar conselho técnico

O Conselho Arbitral será na sede da FPF e terá transmissão ao vivo da TV FPF (Youtube), será o primeiro passo para a definição da competição

postado em 22/10/2024 17:30 / atualizado em 22/10/2024 23:16

<i>(Foto: Divulgação)</i>

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) irá se reunir com dirigentes dos dez times participantes do Campeonato Pernambucana de 2024, nesta quarta-feira (23), para discutir e aprovar a fórmula de disputa do estadual. O Conselho Arbitral será na sede da FPF e terá transmissão ao vivo da TV FPF (Youtube), será o primeiro passo oficial para a definição da competição.

Os participantes do estadual em 2025 são: Afogados, Petrolina, Central, Decisão, Jaguar, Maguary, Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport.

Na ocasião, serão discutidos detalhes importantes, como o regulamento da competição, os estádios indicados pelos clubes, e outros aspectos organizacionais que serão fundamentais para o sucesso do campeonato.

Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho comentou sobre a nova fórmula que será colocada à mesa para os clubes filiados e os benefícios que a mudança no regulamento representaria para a disputa do Estadual.

“Eu reduziria o número de datas e aumentaria o índice de audiência, aumentando o investimento da TV. Os clubes ganharam mais, o rendimento técnico seria melhor, os quatro grandes teriam mais tempo para treinar. As análises são 100% favoráveis, mas isso é um projeto para 2026, não é um projeto para agora. Mas isso não impede que se os seis clubes intermediários aprovarem já começasse em novembro deste ano”, disse o mandatário

Modelo proposto
Em princípio, o Campeonato Pernambucano seria dividido em duas fases. Com a primeira englobando todos os clubes da Série A2 e A3 - ao todo 22 equipes. Esse modelo proposto unificaria as três séries do futebol pernambucano, sendo disputada de novembro a janeiro. 

Diante disso, os quatro classificados na fase inicial se juntariam a Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz (escolhidos via Ranking da CBF), em um octogonal. Os quatro primeiros disputarão as semifinais (em ida e volta). Os finalistas também realizaram a decisão em duas partidas.

Central contra o modelo
Para a aprovação do novo modelo do Pernambucano para próxima temporada será necessário que todas as equipes aprovem de forma unânime. No entanto, o presidente do Central, Sivaldo Oliveira, comentou que irá votar de forma contrária à mudança no modelo do Estadual para 2025.

“O Central é totalmente contra, já me posicionei desde o princípio. Até o próprio presidente da Federação já sabe do nosso posicionamento, eu não vejo nenhuma condição disso. Porque ficaria deficitário para o clube e também não vejo porque privilegiar os três da capital e o Retrô”, afirmou.

Tags: negativa central mandatario carvalho evandro arbitral tecnico conselho fpf pernambucano campeonato formula