Sindicato dos árbitros de Pernambuco emite nota de repúdio (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
O Sindicato dos Árbitros Profissionais de Futebol do Estado de Pernambuco (SAPFEPE) emitiu, nesta segunda-feira (10), uma nota de repúdio em resposta às insinuações sobre uma possível interferência externa no jogo entre Sport e Maguary, realizado no último final de semana, pela 7ª rodada do Campeonato Pernambucano A1 2025.
O episódio gerou controvérsias após um lance no qual o árbitro, Nairon Pereira, voltou atrás na decisão de marcar um pênalti a favor da equipe mandante, Sport. Segundo o sindicato, a correção foi feita de forma técnica e dentro das normas, após o quarto árbitro, Tiago Lima, informar que a bola havia tocado apenas na cabeça do jogador, e não no braço, como inicialmente havia sido interpretado.
Na nota, o SAPFEPE reforça a confiança na idoneidade dos árbitros envolvidos e destaca a parceria com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) na busca por uma competição justa e com credibilidade. "Não iremos tolerar quem tente desacreditar o nosso trabalho e o futebol pernambucano", afirmou o sindicato, garantindo que tomará as medidas necessárias para defender a integridade da arbitragem.
O episódio gerou discussões nas redes sociais, onde parte dos torcedores questionou a decisão de reversão do pênalti, enquanto outros defendem a arbitragem, destacando a importância da correção de erros durante o jogo.
Sport na bronca
Em entrevista à saída do intervalo, o meia Hyoran, do Sport, foi enfático ao acusar a arbitragem de estar sujeita a influências externas. "Ficou claro que é óbvio que houve interferência externa. Se foi ou não, a gente ali dentro de campo não tem como ver. Mas o árbitro não pode ter interferência de fora. É complicado", afirmou o jogador, visivelmente irritado com o ocorrido.
Confira a nota oficial na íntegra:
O sindicato vem por meio desta lamentar as insinuações por parte da mídia (redes sociais, TV aberta e podcasts) sobre possível interferência externa, na partida Sport X Maguary válida pela 7° rodada do campeonato pernambucano A1 betnacional 2025, no lance em que nossa equipe de arbitragem corrige, em tempo, uma decisão de penal a favor da equipe mandante após um dos membros da equipe, o 4° árbitro, Tiago Lima informar ao árbitro central, Nairon Pereira, que a bola havia batido apenas na cabeça.
Reiteramos a total confiança na idoneidade e postura dos nossos associados e, junto à FPF - PE, construirmos uma competição justa e creditada perante o meio futebolístico. Não iremos tolerar quem queira por em descrédito nosso produto (arbitragem/futebol pernambucano) e sempre que acharmos necessário tomaremos as medidas cabíveis.