Esportes DP

PERNAMBUCANO

Última rodada do Pernambucano define semifinalistas, classificação para as quartas e último rebaixado

Com todas as disputas em aberto, a última rodada do Campeonato Pernambucano promete ser eletrizante para definir os últimos cenários

postado em 17/02/2025 18:00 / atualizado em 18/02/2025 00:32

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>
A última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano promete fortes emoções, com diversos cenários ainda em aberto. Com o fechamento da oitava rodada, as disputas para definir os semifinalistas, os mandos de campo nas quartas ou às equipes rebaixadas promete ser eletrizante.

Liderança em jogo e vaga direta na semifinal
O Santa Cruz chega à última rodada com a chance de garantir a liderança da competição. Para isso, basta um empate contra o Maguary, na Arena de Pernambuco, para assegurar a vaga direta na semifinal e também garantir uma vaga na Copa do Brasil 2026. A equipe coral tem um cenário confortável, podendo até perder por até três gols de diferença, desde que o Náutico não vença o Decisão por uma goleada.

Já o Náutico, que segue na disputa pela liderança, precisa de uma combinação de resultados para superar o Santa Cruz. Caso o time tricolor seja derrotado pelo Maguary, e o Náutico vença o Decisão por uma diferença de três gols ou mais, a equipe alvirrubra pode terminar a primeira fase na primeira colocação. A equipe de Bonito ainda sonha com a liderança, mas teria que golear a Cobra Coral por quatro gols de diferença, e torcer por um tropeço do Timbu.

Mando de campo nas quartas de final
O Sport e o Retrô não têm mais chances de classificação direta para as semifinais, mas seguem vivos na competição e disputam o mando de campo nas quartas de final. A equipe leonina depende de uma vitória na última rodada para garantir o quarto lugar e, assim, decidir em casa no confronto das quartas. Caso o Sport empate ou perca, a equipe rubro-negra precisará torcer para que o Retrô não vença o Central.

A luta pela vaga nas quartas e contra o rebaixamento
Com a vitória do Jaguar sobre o Petrolina nesta segunda-feira (17), o Afogados e a própria Fera Sertaneja foram matematicamente rebaixados para a Série A2 do Pernambucano. Restando apenas uma vaga para o descenso, a disputa na última rodada ficará entre Jaguar, atual 7º colocado, e Central, atual 8º lugar. A Patativa precisa vencer a equipe do Retrô, no Lacerdão, e torcer para o Jaguar não vencer o seu jogo, frente ao Afogados, no estádio do Arruda. 

Ao mesmo tempo que luta pela permanência, a equipe de Jaboatão dos Guararapes também busca a classificação para as quartas de final. Para isso ocorrer, a equipe precisa vencer o seu duelo e torcer para o Decisão não vencer o Náutico, em Sertânia. O Bode do Moxotó por sua vez, não corre mais riscos de rebaixamento e depende apenas de uma vitória simples contra o Timbu, para se confirmar no mata-mata do Campeonato Pernambucano, entre os seis melhores colocados. 


Tags: rebaixamento campo de mando quartas classificaçao semifinalista rodada ultima pernambucano campeonato