A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) iniciou, nesta quinta-feira (27), a Operação denominada "Contra Pista". A ação foi realizada em razão do confronto entre as torcidas organizadas de Sport e Santa Cruz, ocorrido nas ruas de Recife momentos antes do início do Clássico das Multidões, no dia 1º de fevereiro de 2025.
No primeiro Clássico das Multidões do ano, as torcidas organizadas do Leão da Ilha e do Santa Cruz, que deveriam estar banidas, se enfrentaram nas ruas de Recife, causando desordem e oferecendo perigo para todos os moradores da capital Pernambucana. A partida foi válida pela 6ª rodada da primeira fase do Pernambucano e o Santa Cruz triunfou por 1 a 0.
Policiais cercam organizadas no dia do ocorrido (Foto: Reprodução/ Redes sociais)
Estão sendo cumpridos 42 mandados de prisão, 24 de busca e apreensão domiciliar, 3 de internação provisória de menores, além do sequestro de bens. A operação ocorre simultaneamente nas cidades de Vitória, Jaboatão, Olinda, Ipojuca, Paulista e Igarassu, com a participação de de 170 policiais civis.
As ordens foram expedidas pelos Juízos da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Recife e da 3ª Vara da Infância e Juventude da Capital.
O Delegado Raul Junges, titular da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (DPRIE), preside a operação, que é vinculada ao Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE). O objetivo é combater associações criminosas envolvidas em provocação do tumulto, lesão corporal, tentativa de homicídio e corrupção de menores.