Esportes DP

NÁUTICO

Com seis desfalques, confira a provável escalação do Náutico diante da Ponte Preta

Apesar das ausências, Timbu terá o retorno de Ronaldo Alves e Djavan

postado em 16/01/2021 12:30 / atualizado em 16/01/2021 13:14

<i>(Foto: Caio Falcão/CNC)</i>
Nesta reta decisiva da Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico vem colecionando desfalques no elenco. Para a partida deste domingo, diante da Ponte Preta, às 16h, o Timbu não contará com Rhaldney, suspenso, Álvaro, Diogo Hereda, Vinícius, Kevyn e Igor Miranda, que testaram positivo à Covid-19. A principal perda está em uma das posições mais carentes do elenco: a lateral esquerda.

As saídas de final de ano, como Willian Simões e Guillermo Paiva, tornaram o elenco alvirrubro ainda mais enxuto e, aliada aos desfalques para o confronto no Moisés Lucarelli, aumentaram as dores na cabeça de Hélio dos Anjos. Sem contar com Kevyn nem Igor Miranda, o treinador alvirrubro encontra um ‘buraco’ no lado esquerdo do setor de segurança. O atual dono da posição supriu a ausência de Simões e vinha atuando constantemente sob o comando do atual treinador. Com Hélio, Kevyn só não foi convocado entre os 11 iniciais na partida diante do Paraná, onde estava suspenso e foi substituído pelo estreante Igor Miranda.

Também contaminado pela Covid-19, o reserva de 24 anos foi anunciado pelo Náutico em outubro e, caso não estivesse afastado, realizaria sua segunda partida vestindo alvirrubro. Sem contar com os laterais, Hélio terá que apostar no prata-da-casa Thassiou ou numa adaptação: poderá recuar algum ponta - entre os disponíveis, Ruy, Dudu, Dadá e Erick - ou arriscar com a polivalência de Renan Foguinho, deslocá-lo da cabeça de área alvirrubra e abrir mão da mobilidade no setor. 

Uma das certezas da montagem do time que entrará no gramado do Moisés Lucarelli é a da formação tática do Timbu: 4-2-3-1 tradicional de Hélio. Conservador, o treinador, desde que foi anunciado pelo time dos Aflitos, vem repetindo o esquema com uma linha de quatro defensores sólida, dois volantes, um jogador de criação, dois pontas de muita movimentação e um centroavante de referência. 

CÂMBIOS

Na zona de segurança do Náutico, as mudanças estão reservadas às laterais: apesar do retorno de Ronaldo Alves, a dupla Camutanga-Rafael Ribeiro deve permanecer atuando. No segundo jogo consecutivo sem Diogo Hereda pela lateral direita, Bryan deve permanecer exercendo sua função de origem. No flanco esquerdo, o jovem Thassio, 20 anos, campeão da Copa do Nordeste e Pernambucano sub-20, que esteve à disposição no banco de reservas nas últimas duas partidas, poderá fazer sua estreia numa competição nacional entre os profissionais.

No meio-campo, a volta de Djavan é antagonizada pela ausência de Rhaldney, suspenso após tomar o nono cartão amarelo na competição. Assim, Matheus Trindade deverá ocupar a posição e suprir a ausência do camisa 98. Nesta sexta-feira, a expectativa rondava em torno do exame de Kieza, apesar de, a princípio, testar positivo, a contraprova do exame garantiu a presença do jogador de referência do ataque diante da Ponte Preta.

Sem nenhum atleta em recuperação no departamento médico, o Náutico deve ter três mudanças em relação ao time que recebeu o América-MG, na última terça-feira. Assim, o comandante Hélio dos Anjos deve entrar em campo com a escalação formada por Anderson; Bryan, Rafael Ribeiro, Camutanga, Thassio; Djavan, Renan Foguinho (Antonio Bustamante) e Jean Carlos; Erick, Dadá Belmonte e Kieza.

Tags: ponte preta provavel time nauticope escalacao kieza desfalque rhaldney herdeda kevyn