Esportes DP

NÁUTICO

Vendo marcação alta como maior trunfo, Hélio dos Anjos celebra primeiro jogo do Náutico sem sofrer gol após longa sequência

Treinador comemorou a vitória e a segurança defensiva, elogiando o comportamento e a disposição do time para o trabalho de marcação

postado em 29/05/2021 01:29 / atualizado em 29/05/2021 01:31

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC)</i>
Pela primeira vez desde a primeira semana de março, o Náutico foi a um jogo e não sofreu nenhum gol. O triunfo por 1 a 0 sobre o CSA foi comemorado, primariamente, pela vitória na estreia, mas, logo na sequência, pela meta não vazada, como revelou o treinador Hélio dos Anjos, se dizendo bastante feliz no pós-jogo. Na visão do técnico, o ponto chave para essa defesa segura foi a disposição e a intensidade forte do time para seguir até o minuto final com a marcação alta.

"A principal virtude do nosso time é não baixar a marcação em momento nenhum. E nós garantimos o jogo no segundo tempo porque não abaixamos a marcação. Marcamos pressão até os 49 minutos do segundo tempo (...) a maior virtude foi a dedicação, o comportamento, as ações de marcação agressiva, na frente”, comentou o treinador, que também explicou que acha que o time apresentou o suficiente para garantir um placar maior.

“Isso nos levou a fazer um primeiro tempo brilhante, até mesmo com condições de fazer 3 a 0, por exemplo, porque as chances nós tivemos. E seguramos o segundo tempo sem tomar aquele sufoco, sem a linha de marcação baixar, sem usar uma estrutura diferente de meio-campo. Sempre com as mesmas ações". Nesse cenário, Hélio comemorou e se disse muito feliz pelo rumo que a partida tomou nos Aflitos.

"Nós, acima de tudo, tivemos uma competência muito grande para não tomar sufoco do adversário. Continuamos com a marcação na frente, o tempo todo, os jogadores foram brilhantes na marcação. Eu saio desse jogo muito satisfeito, muito feliz, porque a sequência de decisões nossa foi muito forte, e nós saímos, hoje, para esse campeonato, com três pontos, o que é muito importante para nós". Com isso, ele ainda pontuou que não ser vazado foi, depois da vitória, a coisa mais importante desta noite de sexta-feira.

"Eu comentei com os jogadores, na oração, que a coisa mais importante foram os três pontos, e a segunda coisa mais importante foi não tomar o gol. Para mim, foi de uma validade muito grande não tomar o gol. Nosso time tem uma construção de jogo muito agressiva e tem um posicionamento de marcação muito ofensivo. Nós conseguimos segurar o ímpeto do adversário. Não tomar gols, fazendo o tipo de marcação que nós costumamos fazer".
 
Antes dessa partida, o Náutico vinha de uma sequência de dez jogos sofrendo gols. Foram tentos sofridos nos jogos contra Vera Cruz, Vitória das Tabocas, Salgueiro, Retrô, Santa Cruz (2x), Afogados e Sport (3x). Nesse recorte, foram 14 gols sofridos pelo Timbu e algumas mudanças implantadas no sistema defensivo antes de voltar a passar um jogo sem sofrer gol, algo que só havia acontecida nas duas rodadas iniciais do Pernambucano.

Tags: helio dos anjos nautico defesa nmero csa gol