Náutico vence a primeira na Terceira Divisão (Foto: Gabriel França / CNC)
A primeira vitória do Náutico na Série C do Campeonato Brasileiro finalmente aconteceu. O Timbu venceu o Confiança por 2 a 0 neste sábado (10), nos Aflitos, pela 5ª rodada da Terceirona. Os gols alvirrubros aconteceram ainda na primeira etapa, com Marco Antônio abrindo o placar e Thalissinho aumentando o marcador.
Com o primeiro resultado positivo, o Náutico deixou o Z4 e subiu para a 12ª posição na tabela da Série C, até o momento. O clube alvirrubro chegou aos 5 pontos após cinco jogos da competição. O Confiança, por sua vez, estacionou nos 3 pontos e entrou na zona de rebaixamento, na 17ª posição.
No próximo compromisso pela Terceira Divisão, o Timbu visita o Ypiranga-RS no próximo sábado (17), em Erechim, pela 6ª rodada da competição nacional. O Dragão receberá o Londrina, em Sergipe.
O jogo
Apesar de precisar do resultado e atuar em casa, o Náutico teve dificuldade em impor seu ritmo de jogo no início da partida. Os primeiros 15 minutos de duelo foram equilibrados, com o Confiança sendo mais perigoso nas investidas ofensivas.
Apesar de pouca criação, o Náutico conseguiu ser mais efetivo em sua chegada de ataque. Aos 18 minutos, Arnaldo cruzou com capricho para dentro da área e Marco Antônio apareceu para finalizar no cantinho do goleiro Allan. O gol do volante alvirrubro veio de uma das suas principais características, pisar na área como elemento surpresa.
O Timbu melhorou no jogo após o gol marcado e voltou a criar mais oportunidades de gol. Apesar de melhor momento alvirrubro, o Confiança criou uma grande oportunidade aos 29 minutos. Em contra-ataque precioso, Geovane acionou Breyner Camilo, que não conseguiu finalizar frente a frente com Muriel.
O Náutico ampliou o placar ainda na primeira etapa, com mais uma jogada pelo lado direito e mais um cruzamento preciso de Arnaldo. Aos 33 minutos, o lateral alvirrubro cruzou e Thalissinho apareceu para cabecear deslocando o goleiro do Confiança. O gol de Thalissinho teve a estrela do técnico Hélio dos Anjos, que bancou a escalação do jovem atacante.
O primeiro tempo chegou ao fim com o Náutico controlando as ações e administrando o placar confortável construído na primeira etapa. A equipe alvirrubra ainda chegou a assustar em algumas ações na área adversária.
Segundo tempo
O Náutico havia voltado melhor para o segundo tempo, porém quase sofreu o gol em um descuido defensivo. O goleiro Muriel saiu jogando errado e o Confiança não conseguiu aproveitar o roubo de bola e finalizou para fora, na marca dos sete minutos.
O clube alvirrubro respondeu de maneira imediata e aos 10 minutos, teve uma boa oportunidade de gol com o atacante Kelvin, que finalizou próximo a trave do Confiança.
Buscando dar maior fôlego a equipe, o técnico Hélio dos Anjos promoveu mudanças no time durante o segundo tempo. Comandante alvirrubro promoveu mudanças em todas os setores do campo e usou todas as alterações com menos de 20 minutos no segundo tempo. Estourando o limite de alterações, o Náutico passou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos, após o lateral-esquerdo Luiz Paulo sentir uma lesão.
Aos 25 minutos, a equipe sergipana perdeu mais uma chance de diminuir o marcador. Em jogada pelo lado direito de ataque, Matheus Blade não conseguiu concluir bem para o gol, já com o goleiro Muriel batido.
Com um jogador a menos no campo de jogo, o Náutico conseguiu o momento do desafogo. Aos 30 minutos, Kayon escapou em velocidade no contra-ataque e foi derrubado por Lucas Souza, por ser o último homem, o zagueiro foi expulso de maneira direta.
Ficha do jogo
Náutico: 2
Muriel, Arnaldo (Marcos Ytalo), João Maistro (Rayan), Carlinhos e Luiz Paulo; Auremir, Marco Antônio e Patrick Allan (Caio Vitor); Kelvin (Kayon). Thalissinho (Marquinhos) e Bruno Mezenga. Técnico: Hélio dos Anjos.
Confiança: 0
Allan, Valdir Júnior, Lucas Souza, Eduardo Moura e Airton; Fábio, Dionísio e Luiz Otávio (Matheus Blade); Geovane (Felipe Clemente), Breyner (Rodriguinho) e Neto (Ronald Camarão). Técnico: Luizinho Vieira.
Gols: Marco Antônio (18’ / 1T) e Thalissinho (33’ / 1T)
Cartões amarelo: Fábio, Matheus Blade (Confiança), Rayan, Bruno Mezenga e Caio Vitor (Náutico)
Cartão vermelho: Lucas Souza (Confiança)
Local: Aflitos
Árbitro: Arbitro Afro Rocha de Carvalho Filho PB
Assistentes: Schumacher Marques Gomes e Luis Filipe Goncalves Correa (ambos de PB)