Remanescente da temporada passada, Dado terá desfalques na estreia (Foto: Gabriel Leite/CNC)
Um novo começo. Neste sábado (6), às 16h30, o Náutico iniciará sua temporada de maneira oficial. Após realizar dois amistosos contra o ASA no fim de 2022, o Timbu irá até Caruaru enfrentar o Central em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Pernambucano de 2023. A partida, que acontecerá no Lacerdão, marcará a estreia de vários reforços do alvirrubro, que sofreu grande reformulação no elenco após o rebaixamento na última Segundona.
Porém, o técnico Dado Cavalcanti já sabe que não poderá contar com força máxima para enfrentar a Patativa. O zagueiro Odivan, o volante Juan Gauto, e os atacantes Régis Tosatti e Paul Villero, não poderão entrar em campo por questões de regularização, já que a janela internacional só abrirá no dia 11 de janeiro. Além deles, o Timbu não contará com o atacante Richarles, que sofreu uma lesão muscular de grau 3 na pré-temporada.
Com problemas no setor de ataque, Dado Cavalcanti, que terá de recorrer a atletas da base, falou sobre o confronto. “Não tenho dúvida que esse é o confronto mais equilibrado das primeiras rodadas. O Central reformulou bem o seu elenco da equipe que subiu para a equipe de agora. Possui muitos jogadores experientes, um time maduro e cascudo. E nós temos um time mais jovem, com algumas limitações ofensivas de opções”, disse o treinador.
Bicampeão estadual, o Timbu iniciará sua defesa pelo título e busca pelo tricampeonato, porém, para seu treinador, o Náutico não é o time a ser batido na competição, mas entrará forte na briga pela taça. “Não acho que o Náutico seja o time a ser batido no estadual. A camisa do Náutico é tradicionalíssima, somos os atuais bicampeões e postulantes ao título. Estamos aí para a disputa. Vamos lutar, brigar e buscar esse troféu”, afirmou Dado Cavalcanti.
A tendência é de repetição do time que iniciou o amistoso contra o ASA disputado no dia 29 de dezembro. Na ocasião, o Timbu abriu o placar com Júlio, mas sofreu o empate no fim do jogo. Com isso, o goleiro Vagner, o zagueiro Denílson, o lateral-esquerdo Diego Matos, o volante Jean Mangabeira e o meia Gabriel Santiago devem ser os reforços que farão sua primeira partida oficial com a camisa alvirrubra.
Sem ter o time ideal disponível possivelmente nas duas primeiras rodadas, Dado Cavalcanti apontou possíveis dificuldades, mas acredita em um Náutico competitivo no início de 2023. "Estou ciente que nessas duas rodadas não vou para campo com a formação inicial que eu esperava. Mas eu visualizo que dentro da taxa de trabalho que os jogadores vem entregando durante o processo de pré-temporada, vamos fazer do Náutico uma equipe competitiva”.
FICHA DO JOGO
Central
Nicolas; Edy, Emerson (Áquila), Arlan (Adalberto) e Guida; Douglas Bomba (Natan), Fernando Pires, Danilo Pires (Dhonata) e Ancelmo; Leandro Costa e Anderson Lessa (Jeorge) Técnico: Betinho.
Náutico
Vagner; Ivan, Anilson, Denílson e Diego Matos; Matheus Cocão, Jean Mangabeira, Victor Ferraz e Gabriel Santiago; Júlio e Fernando Neto. Técnico: Dado Cavalcanti.
Local: Lacerdão, Caruaru-PE
Hora: 16h30
Arbitragem: Tiago Nascimento dos Santos
Assistentes: Bruno Cesar Chaves Vieira e Kleber Souza Batista Duarte