A partida terminou com vitória para a Patativa (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Náutico e Central se enfrentaram neste sábado (07), pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano 2023. O Timbu, atual bicampeão da competição, entrou em campo em busca do terceiro título e de um recomeço após o rebaixamento para a Série C, em 2022. Já o Central, que retornou à elite do futebol pernambucano após seis anos, queria iniciar em grande estilo e surpreendeu os alvirrubros. O jogo terminou em 2 a 1, com gols de Douglas Bomba e Leandro Costa, e a Patativa superou o Timbu, que descontou com gol de Matheus Carvalho.
O Náutico volta aos gramados pelo Campeonato Pernambucano na próxima quarta-feira (11), em partida contra o Caruaru City, às 19h, e tenta um melhor resultado. No mesmo dia, às 20h, o Central enfrenta o Porto pela segunda rodada e busca manter a performance da estreia.
O jogo
A partida começou com muita disputa no meio de campo. Ambos os times tentavam manter o controle da bola, mas não conseguiam avançar até a área adversária. O Central tentava se organizar e propunha o jogo nos minutos iniciais, com muitas enfiadas de bola para aproveitar a velocidade dos laterais, mas não conseguia passar pela linha defensiva do Timbu.
Já aos 11 minutos, o Central conseguiu levar perigo ao gol. Após bate e rebate dentro da área durante um escanteio, a Patativa levou grande perigo, mas a zaga do Náutico afastou a bola. Cinco minutos mais tarde, aos 16 do primeiro tempo, o lateral Ancelmo fez um cruzamento para dentro da área e a bola foi direto para o gol. O goleiro Vágner foi forçado a fazer a defesa e espalmou a bola para o meio da área e para os pés do volante Douglas Bomba, que marcou o primeiro gol da partida.
O Central continuou controlando a partida, mas, aos 32 minutos, o Náutico encontrou as redes. Júlio aproveitou um espaço na zaga da Patativa e lançou a bola para Matheus Carvalho, que primeiro obrigou o goleiro Nicolas a fazer grande defesa, mas manteve a raça e aproveitou o rebote para empatar a partida. A partir daí, o jogo seguiu com grande disputa das duas equipes e o primeiro tempo terminou empatado com um gol para cada lado.
Intervalo
O segundo tempo voltou com muita emoção. Já aos três minutos, o atacante Leandro Costa, do Central, emendou um belo voleio dentro da área, mas parou em uma bela defesa do goleiro Vágner, que evitou a virada. A partir daí, o Central continuou ditando o ritmo do jogo, mas não conseguia avançar ou levar perigo ao gol do Náutico.
Aos 23 minutos, a história mudou. O atacante Leandro Costa fez bela jogada, cortou para a canhota e soltou um belo chute de fora da área para vencer o goleiro Vágner e fazer o segundo gol da Patativa.
A partir daí, o Náutico tentou pressionar, mas não conseguia se organizar o bastante para levar perigo ao gol do Central, que se fechou completamente e passou a jogar pelo contra-ataque. No fim das contas, a retranca do Central funcionou e a partida terminou com vitória do time de Caruaru sobre o de Recife. O Central, que está de volta à Série A1 do Campeonato Pernambucano após seis anos, estreou muito bem e frustrou todas as expectativas de um recomeço do Náutico para essa temporada.
FICHA DA PARTIDA
CENTRAL 2
Nicolas; Edy, Emerson (Áquila), Arlan e Thalison (Adson); Douglas Bomba (Danilo Pires), Fernando Pires, Ancelmo (Candinho); Dhonata, Jeorge (Anderson Lessa) e Leandro Costa
Técnico: Betinho
NÁUTICO 1
Vágner; Ivan (Kayon), Anilson, Denilson Diego Matos; Mateus Cocão, Jean Mangabeira e Victor Ferraz; Matheus Carvalho, Fernando (Souza) e Júlio
Técnico: Dado Cavalcanti
Local: Estádio Lacerdão
Árbitro: Thiago Santos
Assistentes: Bruno Cesar, José Romão, Kléber Duarte
Cartões amarelos: Jeorge, Emerson, Áquila| Fernando
Gols: Douglas Bomba e Leandro Costa (Central) | Matheus Carvalho (Náutico)