Esportes DP

NÁUTICO

Sem consenso por chapa única no Náutico, candidatos devem se inscrever na eleição no último dia

Mudança de rota escolha de Waldir Mendonça para vice de Aluísio Xavier gera insatisfação em parte do grupo da oposição no Náutico

postado em 12/10/2023 16:45 / atualizado em 12/10/2023 16:47

<i>(Foto: Tiago Caldas/ CNC)</i>
Oficialmente, o Náutico ainda não tem nenhuma chapa inscrita para concorrer ao pleito marcado para o próximo dia 12 de novembro. Se encerram nesta sexta-feira (13), as inscrições para concorrer à eleição que define o próximo mandatário do Poder Executivo e do Conselho Deliberativo no biênio 2024/2025. Se os nomes ainda são guardados a sete chaves, o que se sabe é que haverá bate-chapa.
 
Com a proposta pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF) a mesa e pregando uma reestruturação do Timbu, a situação e oposição tentaram uma união dos dirigentes antes das eleições presidenciais, mas o racha político em Rosa e Silva é evidente. Apesar das rodadas de negociações por um denominador comum, os grupos não conseguiram chegar a um consenso. 
 
“Definitivamente ficou sepultada qualquer possibilidade de uma chapa de consenso para o executivo. Então, houve realmente uma tentativa de se juntar à candidatura do doutor Aluísio Xavier, tendo como vice Luiz Gayão,mas isso não prosperou e definitivamente está sepultado a possibilidade de uma chapa de consenso no executivo”, disse o conselheiro Nilton Morais. 
 
Candidato da Situação
Desde o fracasso na Série C, o atual presidente do Timbu, Diógenes Braga declarou que não tinha interesse numa reeleição. Em vista disso, deixou um cenário em aberto para definir o nome da situação. Sem consenso numa chapa única, o nomes de Alexandre Asfora é o mais cotado para representar a situação no pleito.
 
Candidato da Oposição
O principal nome da oposição é o de Aluísio Xavier que agora terá como vice o advogado Waldir Mendonça na disputa das eleições do executivo. A mudança em relação ao vice-candidato causou uma insatisfação no grupo. Com isso, há a possibilidade que exista uma terceira via - não está descartado que o grupo de Plínio Albuquerque lance candidatura.
 
O Náutico divulgou, nesta última quarta-feira (11), a lista com os nomes dos sócios que estão aptos a votar nas eleições. Segundo os dados fornecidos pelo documento, apenas 3795 dos mais de 26 mil associados - número informado no plataforma utilizada pelo clube -, atendem aos requisitos e poderão participar diretamente do pleito. As eleições serão realizadas no dia 12 de novembro, na sede social - o novo representante assumirá a responsabilidade pela implementação do processo SAF no clube.

Tags: nautico chapa unica candidato oposiçao situaçao aluisio xavier insatisfação eleiçao