Esportes DP

NÁUTICO

Tatiana Roma é a nova vice-presidente da chapa de oposição do Náutico

Waldir Mendonça deixa composição após repercussão negativa de suas falas sobre a SAF; Aluísio Xavier segue como principal nome

postado em 26/10/2023 12:47 / atualizado em 26/10/2023 16:29

<i>(Foto: Gabryel Alexandre)</i>
Mudança de planos. A chapa de oposição Todos Pelo Náutico, encabeçada por Aluísio Xavier, tem  novidade na vice-presidência. Waldir Mendonça deixou a composição e a vaga foi preenchida por Tatiana Roma, ex-diretora do clube e que acusou o irmão do ex-presidente do Náutico Edno Melo (candidato da situação) de assédio sexual em 2021. Será a primeira vez que uma mulher disputará um cargo eletivo no Náutico.

Waldir alegou motivos pessoais como justificativa da renúncia. Entretanto, as suas falas sobre a SAF tiveram uma repercussão negativa. O discurso aconteceu no lançamento da chapa, na última segunda-feira (23).

Perguntada sobre alguma motivação pessoal nesta eleição, Roma negou. “Não há motivação pessoal envolvida. Eu estou aqui pelo Náutico, e é pelo Náutico que eu estou trabalhando porque eu acredito que eu posso ajudar o clube a sair de onde ele está”, destacou.

Em novembro de 2021, Tatiana prestou um Boletim de Ocorrência acusando Errisson Melo, irmão do então presidente Edno Melo, de importunação sexual, calúnia, difamação e injúria. Na ocasião, a ex-diretora solicitou também uma medida protetiva, e indicou outras quatro mulheres que também teriam sido vítimas do acusado, à época superintendente financeiro do clube. Ela alegou ainda ter sido pressionada por dirigentes de diferentes setores do Náutico para que não realizasse a denúncia antes das eleições que aconteceram no final do ano, quando Diógenes Braga foi eleito presidente. O processo segue tramitando no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). 

RETORNO À CHAPA  

 A volta da ex-diretora ao grupo como candidata a vice marca uma reviravolta no campo político da oposição. Em setembro deste ano, Tatiana se afastou do grupo de oposição do Náutico após as denúncias terem sido citadas de forma irônica por um dos membros durante uma reunião.  “Alexandre me escreveu uma mensagem. Plínio (Albuquerque) estava ao meu lado. Nós tivemos uma conversa madura, em prol do Náutico e é assim que vai ser seguido, em prol do Náutico. O que passou está passado”, também em referência ao afastamento do grupo de oposição, que aconteceu em setembro deste ano.

Aluísio Xavier justificou a escolha do nome de Tatiana Roma. “Houve um consenso em torno de um nome indiscutivelmente qualificado com a experiência de gestão do Náutico e uma excelente alvirrubra. Isso lhe dá conforto para ter uma pessoa, uma mulher tocando especialmente aqueles projetos mais relativos a a as mulheres, quais sejam futebol feminino e o projeto mulher ao vivo que entrega, que integram os dois a nossa lista de objetivos, a nossa pauta de trabalho, o nosso compromisso com o clube”, contou. 

Sobre a troca na vice, Xavier ressalta a experiência da nova candidata e a presença feminina na composição da chapa. “Eu imagino que a gente vai ter agora uma pessoa mais jovem, com mais experiência no dia a dia. E seguramente o perfil feminino é muito importante, nesse momento que eu não digo que é de empoderamento mas de reconhecimento das qualidades femininas”, enfatizou.

 

 

 

 

J

Tags: tatiana roma náutico todos pelo eleições aluisio xavier walmir mendonça