
Camisa nove do Retrô, Giva é um dos destaques da Fênix neste início de temporada. O atacante vem ajudando o azulino a atingir os primeiros objetivos traçados do ano, participando da boa campanha da primeira fase do Campeonato Pernambucano, marcando seis gols e se isolando na artilharia do estadual. Também ajudou o clube de Camaragibe a passar de fase na Copa do Brasil, marcando um dos gols da vitória por 2x1.
Giva está há três temporadas no Retrô, mas também vestiu as cores alvirrubras. em 2017, defendeu o Náutico, onde fez treze partidas e marcou quatro gols. O Retrô também conta com outros ex-timbus. O meia Richard Franco, que jogou na temporada de 2022, marcou quatro gols e distribuiu cinco assistências com a camisa alvirrubra. Já o atacante Renato fez parte das categorias de base do clube e ficou nos Aflitos até 2015. Renato fez sete gols com a camisa do Náutico.
Já a história com Roberto Fernandes é um pouco mais longa. O pernambucano de 52 anos teve sua primeira passagem pelo Náutico em 2007, sendo o comandante do time que foi um dos destaques positivos do Campeonato Brasileiro da Série A. Na ocasião, o técnico foi eleito o treinador revelação da competição.
Após a primeira passagem, transferiu-se para o Athletico em 2008, mas voltou para os Aflitos no mesmo ano, ficando até 2009. O treinador ainda passou pelo Náutico em 2010, 2017 - onde foi campeão pernambucano em 2018 - e em 2022, onde voltou a ser campeão estadual defendendo as cores alvirrubras.
Agora, tanta história voltará a se encontrar em duas decisões que definirão um dos finalistas do Campeonato Pernambucano deste ano. Na primeira fase, o Retrô saiu vitorioso. Será que a história irá se repetir, ou o desfecho será outro? Descobriremos.