Esportes DP

NAUTICO

Da proposta não vinculante à SAF: Entenda os próximos passos para a transformação do Náutico

Torcida vive expectativa de uma nova Era nos Aflitos com a venda da SAF

postado em 08/12/2024 14:25 / atualizado em 08/12/2024 14:25

<i>(Foto: Gabriel França/CNC)</i>
Próximos passos. A assinatura da proposta não vinculante por parte do presidente do Náutico, Bruno Becker, e dos investidores denominados de Consórcio Timbu, que pretendem adquirir 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, acendeu uma grande expectativa na torcida alvirrubra. A negociação avança para um estágio decisivo, o que pode significar a concretização de um novo ciclo para o Timbu - deixar para trás páginas de fracassos recentes e caminhar rumo ao futuro.

Com a assinatura oficial do documento pelas duas partes, as negociações agora entram em um estágio mais avançado. A partir deste momento, os focos principais passam a ser questões fundamentais para o andamento do negócio, como os investimentos no futebol, as garantias jurídicas, a reforma do Estádio dos Aflitos, as melhorias no CT Wilson Campos e na sede social, além da quitação do passivo do clube, cujas dívidas totais giram em torno de R$ 250 milhões. Em princípio, esses são pontos essenciais que precisam ser ajustados antes da conclusão definitiva da transação.
 
No primeiro momento, será um prazo de 30 dias até que o Náutico e os investidores decidam se irão prosseguir ou não com a negociação para a assinatura da chamada proposta vinculante. Esse documento funciona como um pré-contrato, no qual ambos os lados assumem compromissos específicos, com a previsão de multa em caso de descumprimento. Esse primeiro prazo para a definição será encerrado no dia 4 de janeiro. No entanto, ambas as partes podem prorrogar por mais 30 dias, caso não se sintam seguros.

Somente após a assinatura da proposta vinculante é que informações cruciais, como o nome dos investidores e os valores envolvidos no negócio, poderão ser divulgadas oficialmente. Atualmente, esses dados estão protegidos por cláusulas de confidencialidade, o que impede o compartilhamento público dessas informações antes da formalização da proposta vinculante. Em caso de vazamento, a negociação poderá ser desfeita. Isso ocorre porque o descumprimento deste termo pode comprometer a integridade do processo.

ÚItimos passos
A assinatura da proposta vinculante, embora seja um passo importante, não garante que a venda da SAF do Náutico será finalizada. Após a assinatura, a transação ainda precisará ser aprovada pelo Conselho Deliberativo. Caso o Conselho dê o aval, a proposta será então submetida à Assembleia Geral de Sócios, que representa a última etapa para a conclusão do negócio. Esse processo é fundamental, pois a decisão final depende da aprovação dos sócios do clube.

Tags: consocio investidores venda passos proximos entenda vinculante proposta saf nautico