Náutico vive semana de expectativa por proposta vinculante (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
O Náutico está cada vez mais próximo de se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O principal passo nesse processo será dado nos próximos dias, onde o clube alvirrubro deverá receber uma proposta vinculante para a venda de sua SAF para o Consórcio Timbu, grupo de investidores interessados na compra do clube.
Em contato com a reportagem do Esportes DP, o advogado responsável pela SAF do Náutico, Roberto Pimentel, confirmou que o clube aguarda até o final desta semana o envio da proposta vinculante, para depois realizar a assinatura e dar prosseguimento no processo de constituição do clube-empresa.
Com o cenário da proposta vinculante assinada, os dois envolvidos nas negociações, clube e investidores, passarão a ter obrigações contratuais e pagarão uma multa em caso de desistência do negócio.
A proposta que deverá chegar na mesa executiva alvirrubra prevê a compra de 90% das ações da SAF, com um valor estimado de investimento no futebol de R$ 400 milhões pelos próximos 10 anos. Investimentos também serão feitos para pagamento de dívidas e melhorias estruturais, nos Aflitos e Centro de Treinamento. Além do futebol profissional, as categorias de base, o futebol feminino e o futsal também serão englobados.
Outro aspecto que deverá ser incluído nesta proposta é a exigência de que o Náutico tenha a maior folha salarial nesta edição da Série C. Em caso de acesso para a Segunda Divisão, o Timbu será obrigado a manter uma das cinco maiores folhas da competição.
Vale lembrar que após a assinatura da proposta vinculante, o Náutico ainda precisará passar por outras etapas para se tornar efetivamente SAF. Primeiro, a venda da SAF passará por votação no Conselho Deliberativo alvirrubro e, posteriormente, pela Assembleia Geral de Sócios.