Duas equipes pernambucanas seguem vivas entre os 32 restantes da Copa do Brasil 2025 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Na última quarta-feira (12), Náutico e Retrô conquistaram suas vagas para a terceira fase da Copa do Brasil, com triunfos sobre o Vitória e o Atlético-GO, respectivamente. Sendo as duas equipes pernambucanas restantes na competição. O Sport foi eliminado na primeira fase para o Operário-VG.
A próxima fase da competição nacional terá mudanças em relação as anteriores. Antes disputado em jogos únicos, a terceira fase da Copa do Brasil contará com duelos de ida e volta para definir quem chega na fase de oitavas de final. Confira detalhes sobre a próxima fase da competição.
Confrontos
Os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil serão definidos através de sorteio, que ainda não tem data divulgada pela CBF. As 32 equipes que seguem na disputa serão dividias em dois potes de 16 clubes em cada. O critério para a divisão vem do ranking da CBF e as equipes pernambucanas estarão presentes no pote 2.
Vale lembrar que 12 equipes irão fazer sua estreia na terceira fase da competição, enquanto outras 20 conquistaram vaga com classificações nas fases anteriores.
Restando ainda três times para serem classificados, em jogos que serão realizados nesta quinta-feira (13), resta apenas uma dúvida para fechamento do pote 1. Caso o Athlético-PR confirme sua classificação contra o Guarany-RS, a equipe paranaense ocupa o primeiro pote e caso seja eliminado, o Ceará preenche essa última vaga.
Pote 1: Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, Red Bull Bragantino, Vasco, Santos, Cruzeiro e Athlético-PR ou Ceará.
Pote 2: Ceará ou Guarany-RS, CRB, Brusque, Paysandu, Náutico, Aparecidense, Maringá-PR, Novorizontino, Criciúma, Botafogo-PB, Operário-PR, Retrô, Capital-DF, Maracanã-CE, Vila Nova-GO ou Rio Branco-VN-ES e CSA ou Tuna Luso-PA.
Vale lembrar que o sorteio também irá definir o mando de campo nas partidas de ida e volta desta fase.
Datas
A terceira fase da Copa do Brasil ainda não tem nada definida pela Confederação Brasileira, porém de acordo com o calendário, está previsto que ocorra no final de abril os jogos de ida e segunda metade de maio os jogos de volta.
Premiação
A premiação para quem avançar na terceira fase será de um valor total de R$ 3,6 milhões. Náutico e Retrô já garantiram um valor de R$ 2,3 milhões por avançar na segunda fase da competição nacional.