Náutico conquista importante vitória na Copa do Nordeste (Foto: Gabriel França / CNC)
O Náutico venceu o América-RN em partida realizada nesta terça-feira (18) nos Aflitos, válida pela 6ª rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. Timbu bateu equipe potiguar por 1 a 0 e assumiu a vice-liderança do Grupo B do Nordestão. O gol solitário da partida foi marcado pelo meia Patrick Allan, ainda na primeira etapa.
Agora a equipe alvirrubra espera a conclusão dessa 6ª rodada, aberta com a partida desta terça, para saber sua real situação em busca de classificação para o mata-mata do torneio regional. Na pior das hipóteses, Timbu fecha a rodada garantido no G4, grupo classificatório para a próxima fase. Vale lembrar que definições ainda irão ocorrer com jogos a menos que serão realizados, fazendo o Náutico não dependender mais de suas próprias forças para classificar.
O próximo compromisso alvirrubro será pela própria Copa do Nordeste, quando o Náutico visita o Bahia, na Arena Fonte Nova, em partida marcada para acontecer no dia 26 de março, pela 7ª e última rodada da primeira fase regional.
Repetindo o esquema de três zagueiros utilizado na classificação contra o Vitória na Copa do Brasil, o Náutico iniciou o duelo com mais dificuldade na criação e a primeira oportunidade de gol aconteceu com o América-RN. Aos cinco minutos, o volante Souza finalizou de fora da área por cima do gol alvirrubro.
As primeiras chances do Timbu aconteceram através da bola parada. Primeiro, Patrick Allan cobrou falta na área e Vinícius cabeceou no travessão, em seguida, foi a vez de Marcos Ytalo acertar também o travessão, após cobrança de escanteio novamente com Patrick Allan.
O Náutico voltou a assustar apenas aos 27 minutos da primeira etapa, com Vinícius finalizando mais uma vez e parando no goleiro Renan Bragança. A equipe mandante seguiu o primeiro tempo com mais posse de bola, porém criando poucas oportunidades reais de gol. Em compensação, praticamente não sofreu defensivamente.
Quando parecia que a primeira etapa se encerraria com um zero a zero de poucas emoções, o Náutico aumentou o ritmo e abriu o placar no duelo. Na marca dos 44 minutos, Vinícius buscou jogada pelo lado esquerdo e levantou na área, o defensor do América-RN cortou errado, e Patrick Allan aproveitou para finalizar de primeira e abrir o marcador para o Náutico.
Segundo tempo
Precisando reponder na partida, o América-RN voltou para o segundo tempo com mais força ofensiva. Com nove minutos, a equipe potiguar assustou pela primeira vez e o atacante Davi Gabriel aproveitou rebote de Muriel para fazer o gol, porém atleta estava em posição irregular e o gol foi anulado.
O Náutico respondeu logo em seguida, com finalização de Marco Antônio de fora da área para grande defesa do goleiro Renan Bragança. Partida passou a ficar aberta entre os dois times, com o América-RN buscando ser mais ofensivo e o Náutico aproveitando os espaços para atacar.
A melhor chance do América-RN veio na bola parada, com 31 minutos da segunda etapa. Em mais uma bola levantada na área por Souza, o lateral Rennan Siqueira subiu de cabeça e acertou finalização por cima do gol alvirrubro.
A reta final da partida foi marcada pelo América-RN buscando o gol de empate na base de bolas alçadas na área, principalmente em cobranças de falta. Timbu se segurou defensivamente dando poucos sustos ao goleiro Muriel, e confirmou importante triunfo pela Copa do Nordeste.
Muriel, Felipe Santana (Renato Alves), Rayan, Carlinhos, Marcos Ytalo e Luiz Paulo (Igor Fernandes); Wenderson (Kayon), Marco Antônio (Igor Pereira) e Patrick Allan; Vinícius e Hélio Borges (Maranhão).
Técnico: Marquinhos Santos.
América-RN: 0
Renan Bragança, Lucas Mendes, Iran, Guilherme Paraíba e Rennan Siqueira; Ferreira (Robson), Souza e Antônio Villa (Henrique); Davi Gabriel (Thailor), Ítalo (Luidy) e Giva (Thiaguinho).
Técnico: Moacir Júnior.
Gols: Patrick Allan (44’ / 1T)
Cartões amarelo: Ferreira (América); Rayan, Hélio Borges, Igor Pereira, Patrick Allan (Náutico)
Local: Aflitos
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE)
Assistentes: Rodrigo Guimarães Pereira e Renner Lisboa dos Santos (ambos de SE)