Esportes DP

SÉRIE C

Série C de 2025 é marcada por força dos times nordestinos

Confira como chegam os adversários nordestinos de Náutico e Retrô na Terceirona

postado em 09/04/2025 19:01

<i>(Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)</i>
A Série C do Campeonato Brasileiro tem início oficial marcado para este sábado (12) e contará com 20 equipes disputando a competição. Brigas prometem ser intensas pelo acesso à Segunda Divisão e pela permanência na Terceirona. 

Entre os 20 clubes desta Série C, se destacam a presença de oito equipes nordestinas, que chegam na competição para medir forças com clubes de outras regiões do país. 

Além dos clubes pernambucanos, Náutico e Retrô, Terceirona também contará com ABC, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Floresta-CE e Itabaiana. Em diferentes momentos e diferentes disputas na competição, confira como chegam os clubes nordestinos.

Botafogo-PB

O Belo é uma das equipes nordestinas que vem mais forte na busca pelo acesso à Série B. Clube vem batendo na trave nas últimas temporadas e não consegue chegar na Segunda Divisão nacional desde 1989.

O clube paraibano irá para a sua 12ª participação seguida na Série C e tenta um desfecho diferente em 2025. Com foco no objetivo, o time anunciou o técnico Antônio Carlos Zago. O treinador chega ao Belo com experiências de acesso e passagens internacionais, já tendo comandado a seleção da Bolívia. 

Neste início de temporada, o Botafogo amargou o vice-campeonato paraibano para o Sousa, porém seguiu adiante na Copa do Brasil e está classificado para a terceira fase. 

Dentro do elenco o clube conta com jogadores experientes e de renome no futebol brasileiro. Se destacam o zagueiro Reniê, o lateral Sidcley, o meia Camilo e os atacantes Rafinha e Henrique Dourado. 

CSA

Representando Alagoas nesta Série C, o Azulão do Mutange também busca melhores resultados na competição em relação a última temporada. Clube terminou primeira fase na 10ª posição e não conseguiu seguir adiante na briga pelo acesso em 2024.

O CSA conta com um título da Terceira Divisão em seu currículo, conquistando em 2017. Histórico recente não é favorável ao clube alagoano e desde que retornou a Série C, em 2023, o clube não conseguiu sequer avançar para o quadrangular de acesso. 

Comandado pelo jovem técnico Higo Magalhães, o Azulão caiu precoce na semifinal do Estadual, porém briga pela classificação na Copa do Nordeste e está classificado para terceira fase da Copa do Brasil. O CSA conta no elenco com o zagueiro Islan (ex-Náutico), o lateral Roberto (ex-Santa Cruz), o volante Camacho e os atacantes Tiago Marques e Igor Bahia. 

ABC

A equipe potiguar chega para a competição nacional após ser superado no final do Estadual e ter amargado o vice-campeonato para o rival América-RN. O ABC também conta com uma eliminação precoce na Copa do Brasil em 2025. 

Para virar a chave na temporada, o Elefante busca fazer uma competitiva Série C sobre o comando do técnico Evaristo Piza, que estava no Retrô antes de acertar com o clube. O alvinegro conta com jogadores conhecidos do futebol pernambucano no elenco como o zagueiro Bruno Bispo (ex-Náutico), o lateral Ezequiel (ex-Sport) e o atacante Wallyson (ex-Santa Cruz). 
 
 

Confiança 

O Dragão chega para a Série C como o único nordestino campeão estadual nesta temporada. Clube desbancou o Itabaiana, adversário na Terceirona, para garantir o título. Na última temporada o Confiança brigou pelo rebaixamento na competição nacional e busca um ano mais tranquilo para o torcedor sergipano.

O Confiança retornou para a Terceira Divisão em 2021, após rebaixamento na Série B, e desde então, não conseguiu campanhas com brigas efetivas pelo acesso, inclusive com lutas pela permanência.

Nesta temporada, o clube busca competir na Série C sobre o comando de Waguinho Dias e conta no elenco com o lateral experiente Airton, o volante Fábio Silva e o atacante Neto Oliveira. Clube sergipano também contará com o meia Geovane, com passagem recente e relâmpago pelo Náutico.

Itabaiana 

O Tremendão da Serra está na disputa da Série C após 20 anos de ausência. Clube sergipano é um dos quatro recém-promovidos para a Terceirona e busca uma temporada de afirmação.

O Itabaiana é treinado por um velho conhecido do torcedor alvirrubro, o técnico Roberto Cavalo. O clube conta no elenco com o goleiro Jefferson (ex-Náutico), o zagueiro Betão, o meia Tarcísio (ex-Santa Cruz) e o atacante Leilson. 

Floresta-CE

A equipe cearense tem foco total na permanência na Terceira Divisão. Na última temporada, o Verdão da Vila escapou do rebaixamento pelo critério de desempate, após empatar em pontos com o rebaixado Sampaio Corrêa e terminar em 16º colocado. No Campeonato Estadual de 2025 o Floresta também brigou pelo descenso e conseguiu se manter na elite cearense. 
O clube é comandado pelo técnico Leston Júnior e conta no seu elenco com o goleiro Dalton, o lateral Diego Matos (ex-Náutico) e o atacante Ruan.

Tags: itabaiana floresta abc confiança csa botafogo nordeste c série