Esportes DP

SANTA CRUZ

Em homenagem ao centenário de Barbosa, Jordan vestirá camisa 100 no clássico contra Sport

Ídolo coral nos anos 50, goleiro foi um dos maiores da história do Brasil, sendo vice-campeão do mundo com a Seleção

postado em 31/03/2021 20:27 / atualizado em 31/03/2021 20:34

<i>(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)</i>
Um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro teria completado seu centenário no último sábado. Trata-se de Barbosa, referência com a camisa da Seleção Brasileira e com uma passagem no Santa Cruz entre 1955 e 1957.

Em memória ao ídolo do passado, o Tricolor fará uma singela homenagem no jogo desta quarta-feira, contra o Sport, na Copa do Nordeste. No Arruda, o goleiro Jordan, que será titular no Clássico das Multidões desta noite, levará o número 100 nas costas, em referência ao aniversário do jogador.

Ídolo no Vasco da Gama (onde, inclusive, nomeia o CT do clube), no Bonsucesso e na Seleção, Moacir Barbosa Nascimento também marcou uma era no Santa, chegando ao Recife com status de contratação de luxo. Por aqui, ele ganhou o Torneio Início de 1956.

Ele chegou apenas dois anos depois de deixar de vestir a Canarinha, com a qual ficou marcado com um episódio triste do futebol brasileiro, sendo o goleiro no Maracanazzo, partida histórica na qual o Brasil perdeu o título da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai em pleno Maracanã.

Considerado por muitos como o personagem mais injustiçado da história do futebol brasileiro, Barbosa foi responsabilizado por aquele resultado, mas seu futebol jamais foi esquecido, sendo sempre reafirmado como um dos maiores arqueiros daquela época e do nosso futebol. Ele morreu em abril de 2020, em Praia Grande-SP. 

Tags: santa cruz barbosa homenagem idolo jordan