Tricolor ainda vive tabu particular com o Timbu. (Foto: Tiago Caldas/CNC)
A lembrança não é das mais recentes. Foi ainda em 2020, pelo Pernambucano, diante do Sport, com gol nos minutos finais, que o Santa Cruz venceu o seu último clássico. Na oportunidade, Pipico balançou as redes duas vezes, eliminou o Leão e garantiu a equipe coral nas semifinais. De lá para cá, quase dois anos se passaram. Nesse recorte, foram sete duelos contra os rivais, sendo quatro empates e três derrotas.
Neste sábado, contra o Náutico, na terceira semifinal estadual consecutiva entre as equipes, o amargo jejum será colocado à prova. E tem mais. Se vencer o rival nos Aflitos, além de voltar a faturar um clássico após sete deles, deixará para trás um tabu de nove anos sem ganhar do Timbu na casa alvirrubra. Uma possível ida à final ainda garante o retorno à Copa do Brasil após um ano distante da competição.
Este será o segundo Clássico das Emoções na atual temporada. No último compromisso, pela rodada derradeira da primeira fase do Pernambucano, um empate em 1 a 1. Assim como diante do Sport, na Ilha, quando ficou na igualdade em 2 a 2.
Abaixo, a participação coral em clássicos desde 2020:
2022
Santa Cruz 1x1 Náutico Sport 2x2 Santa Cruz
2021
Náutico 2x0 Santa Cruz Náutico 2x1 Santa Cruz Santa Cruz 1x2 Sport Santa Cruz 1x1 Sport
2020
Santa Cruz 2x0 Náutico Sport 1x2 Santa Cruz Santa Cruz 0x0 Náutico (7 a 6 nos pênaltis)