Esportes DP

SANTA CRUZ

Desabafo e discussões: Santa Cruz demite Leston Júnior e Marcelo Segurado

Treinador encerra segunda passagem no Arruda após sete meses; executivo de futebol também se despede do clube; atletas podem iniciar paralisação

postado em 08/05/2022 23:17 / atualizado em 09/05/2022 00:05

<i>(Foto: Rafael Melo/SCFC)</i>
A primeira vitória na Série D, contra o Atlético-BA, neste domingo, parecia suficiente para amenizar clima dos bastidores no Arruda. Porém, não foi o que se viu. Cinco horas após o fim do confronto, o Santa Cruz oficializou as demissões do técnico Leston Júnior e do executivo de futebol Marcelo Segurado. Ambos estiveram presentes na entrevista pós-jogo, na qual, em tom de cobrança, desabafaram, junto ao elenco, sobre atrasos salariais e condições de trabalho. O ato foi o grande motivo das saídas, mas não o único.

Segundo apurou a reportagem do Esportes DP, ainda antes da partida, houve uma reunião na sala da diretoria de futebol, seguida de uma discussão mais acalorada entre o diretor estatutário Rogério Guedes e o ainda executivo, Marcelo Segurado. Nessa discussão, com dedos apontados teria sido o motivo de Segurado dizer na entrevista que não aceitaria 'ter o dedo apontado'.

A relação dos dois profissionais já estava estremecida desde a última semana, agravada pela demissão do meia Esquerdinha. Segundo a apuração, Marcelo Segurado não teria concordado com a saída do atleta. Como apurado, Esquerdinha havia se atrasado no dia da viagem para Juazeiro por ajudar com carona a um dos jogadores da base a chegar no Arruda, perdendo os primeiros minutos por conta do trânsito provocado pela forte chuva que caiu naquele dia no Recife.

Ainda de acordo com a apuração, o fato não foi bem recebido pelos atletas, que saíram em defesa de Segurado e da comissão técnica. O grupo, como um todo, chegou a ameaçar não treinar a partir da próxima terça-feira caso os salários não sejam honrados, sobretudo os dos funcionários, que chegam de a cinco a seis meses sem receber.

Após o anúncio da demissão no perfil do clube no instagram, o capitão Gilberto se posicionou em defesa de Leston e Segurado. "Estamos juntos com a comissão e com Marcelo... qq (sic) decisão iremos juntos", respondeu o volante. Em seguida, o capitão foi apoiado por outros atletas em peso. Lucão, Ytalo Borba, Mateus Anderson, Wescley, Dudu Mandai, Tarcísio, acompanharam o relator. Nesta segunda deve haver um pronunciamento oficial dos atletas.

A PASSAGEM

À frente do Santa Cruz desde o final de setembro de 2021, Leston retornou ao clube com a missão de conduzir a equipe coral em um dos anos mais difíceis da história centenária tricolor. No roteiro, as disputas da pré-Copa do Nordeste, do Campeonato Pernambucano e do Brasileiro da Série D. Ao todo, foram 14 jogos na área técnica, sendo sete vitórias, quatro empates e três derrotas. 

PRÉ-NORDESTÃO 

Primeiro desafio de Leston Júnior em sua volta, ainda em outubro de 2021. E já valia bastante para a atual temporada. Na oportunidade, a equipe tricolor enfrentou o Floresta-CE na segunda fase da pré-Copa do Nordeste. Para alcançar a classificação ao certame regional, teria que bater a equipe cearense e despachar o vencedor de Ferroviário x Juazeirense. Mas o Santa Cruz não avançou. 

Na Arena de Pernambuco, o Tricolor empatou em 3 a 3 no tempo normal e viu o Floresta levar a melhor nas penalidades, por 4 a 2. Os gols do confronto foram marcados por Pipico e Vitinho para o Santa, enquanto Paulo Vyctor, Fábio Alves e Mailson fizeram para o Verdão da Vila. Com o revés consolidado, a Cobra Coral deu adeus à chance de disputar a Copa do Nordeste em 2022. 

PERNAMBUCANO

A equipe coral construiu uma campanha interessante no estadual. Principalmente no que diz respeito aos números. Ao todo, foram 11 partidas disputadas, sendo seis vitórias, três empates e duas derrotas. Deixou a competição nas semifinais, quando foi superado pelo Náutico, nos pênaltis, em jogo único no estádio dos Aflitos. 

Apesar do revés, o saldo foi considerado positivo. Diretoria, comissão e elenco manteram o tom de orgulho do trabalho feito. Muito pelas conquistas pensando a longo prazo. Foi através do estadual, por exemplo, que o Tricolor garantiu calendário para 2023, com a vaga à Série D, além do retorno à Copa do Brasil.

SÉRIE D 

Foram apenas quatro partidas no Brasileiro. No saldo, uma vitória, um empate, duas derrotas, um empate e uma arrancada recheada de críticas. Principal competição do Tricolor na - vazia - atual temporada, o Santa Cruz iniciou a competição nacional sob a avaliação de uma boa campanha no Pernambucano. As boas atuações e números do estadual, no entanto, não se repetiram na Série D. 

Na estreia, empate sem gols diante do Lagarto, em Sergipe. Na partida, a equipe coral contou com um gol anulado, do artilheiro Rafael Furtado, mas voltou a encarar um antigo problema: a dificuldade de transformar o volume em bola na rede. Cenário que se repetiu contra o ASA, no Arruda. Após sair atrás do placar, o Tricolor foi dominante, chegou até a igualar o marcador, mas mais uma vez esbarrou na falta de eficiência. 

No terceiro compromisso, uma derrota dura. Após desperdiças inúmeras chances, levou um gol aos 47 do segundo tempo e trouxe na bagagem para o Recife a segunda derrota consecutiva na competição. Mas, apesar do difícil cenário, Leston foi mantido no cargo. Recebeu apoio público, inclusive, do presidente Antônio Luiz Neto, em entrevista à Rádio Clube de Pernambuco.  

Tags: Série D Marcelo Segurado Leston Júnior Santa Cruz demissão elenco