Esportes DP

SANTA CRUZ

Com quase 70% de aproveitamento, Santa Cruz faz valer mando de campo na atual temporada

Reencontro com a torcida coral impulsionou o desempenho da equipe tricolor; das oito vitórias no ano, seis delas foram como mandante

postado em 25/05/2022 09:00 / atualizado em 25/05/2022 10:55

<i>(Foto: Rafael Melo/SCFC)</i>
O desempenho razoável, em números, da atual temporada do Santa Cruz muito passa pelo bom aproveitamento como mandante. Se em 2021 venceu apenas quatro vezes sob seus domínios, neste ano já são seis vitórias em casa. Marca que foi superada em apenas cinco meses e com duas competições a menos - Copa do Nordeste e Copa do Brasil - no calendário. Ao todo, um aproveitamento de 66,67% jogando na Região Metropolitana do Recife.

Em 2022, a Cobra Coral entrou em campo em 17 oportunidades, sendo 11 delas pelo Campeonato Pernambucano e as outras seis pelo Brasileiro da Série D. Nesse cenário, soma 55% de aproveitamento: venceu oito, empatou quatro e saiu de campo derrotada cinco vezes. Já no recorte da posição de mandante, foram nove jogos no Recife, vencendo seis deles, empatando um e sendo derrotado em dois. 

Dos seis triunfos como mandante, cinco tiveram o Arruda como palco e um aconteceu na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. No primeiro estádio, despachou Afogados, Vera Cruz e Caruaru City pelo estadual, além de vencer o Atlético de Alagoinhas e o CSE pelo Brasileiro. No segundo campo, por sua vez, faturou uma boa vitória contra o Íbis, emplacando, à época, a terceira vitória consecutiva no Pernambucano. 
 
Apoio das arquibancadas

Dos nove jogos disputados como mandante, o Tricolor contou com o apoio do seu torcedor em seis deles. No primeiro da sequência, contra o Íbis, válido pelo Pernambucano, a partida se deu na Arena de Pernambuco e contou com um público baixo. Assim como no segundo confronto contando com a presença da torcida. Dessa vez diante do Caruaru City, também pelo estadual, pelas quartas de final. Na ocasião, 3.591 torcedores estiveram presentes nas arquibancadas do Arruda.

Desde então, mais três partidas junto à massa coral aconteceram no José do Rêgo Maciel. Todas pela Série D. Na estreia em casa na competição nacional, contra o ASA, o maior público do Santa Cruz na temporada. 19.955 pessoas se fizeram presentes, beirando os 20 mil, capacidade atual do estádio. Em seguida, o Tricolor recebeu no Recife o Atlético de Alagoinhas e o CSE, sendo 4.951 e 7.036 os respectivos números nas arquibancadas. 

Levando em consideração todas as partidas no Arruda após a liberação do público, a 'casa coral' recebeu, ao todo, 35.533 em quatro jogos. Ciente da importância da adesão da torcida, a diretoria tricolor busca amplicar a capacidade do estádio. A expectativa é de que a praça esportiva passe por nova vistoria e o clube possa contar com ao menos 35 mil torcedores no próximo jogo como mandante.  
 
Vitórias corais como mandante em 2022 

PERNAMBUCANO 

1. Santa Cruz 5 x 2 Afogados

2. Santa Cruz
3 x 0 Íbis

3. Santa Cruz
2 x 1 Vera Cruz

4. Santa Cruz
3 x 0 Caruaru City

SÉRIE D

5. Santa Cruz 3 x 2 ASA

6. Santa Cruz
2 x 1 CSE 

Tags: Santa Cruz Série D mando recife