Esportes DP

SANTA CRUZ

Martelotte tem 3º melhor início de trabalho das últimas cinco passagens no Santa Cruz

Com duas vitórias, um empate e uma derrota desde o seu retorno, treinador coral igualou arrancada da temporada 2015/2016

postado em 07/06/2022 09:17 / atualizado em 07/06/2022 09:16

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)</i>
Perto de completar um mês desde o seu retorno ao Santa Cruz, o técnico Marcelo Martelotte parecer, enfim, estar "arrumando a casa". Contratado após o episódio de desabafo coletivo do ex-treinador Leston Júnior, o atual comandante coral retornou ao clube com a missão de reverter situações incômodas: de insatisfações internas a serem administradas, com incertezas no elenco, até o mau começo da equipe na Série D. E o experiente profissional de 53 anos tem dado, mais uma vez, conta do recado. 

Isso porque o cenário é, de fato, semelhante a outros encontros entre Martelotte e o Santa Cruz. Em 2022, o técnico vive a sua quinta passagem na área técnica do Arruda. Desde a sua mais recente chegada, foram quatro partidas, sendo duas vitórias, um empate e uma derrota. Hoje, vive a sequência de três jogos sem perder e vê o time dentro do G-4 da sua chave pela primeira vez. Resultado de uma arrancada com 58% de aproveitamento. O que iguala o início do treinador na temporada 2015/2016.

Na oportunidade, comandou o Tricolor na disputa da Série B. Logo de cara, emplacou uma sequência de três partidas de invencibilidade, com empate diante do Ceará e vitórias contra Sampaio Corrêa e CRB. Já o revés, veio no Clássico das Emoções, nos Aflitos, quando foi derrotado para o Náutico por 2 a 1. Mas, para além do início na que seria apenas a sua segunda passagem como treinador, Martelotte conduziu o Santa Cruz à Série A naquele ano. Até hoje, o "maior feito" como treinador do clube, segundo o próprio comandante.

À frente da atual arrancada, apenas as das passagens de 2013, a melhor delas, e a de 2020. Na primeira, foram três vitórias e apenas uma derrota, com todos os quatro compromissos válidos pela Copa do Nordeste. Um aproveitamento de 75% dos pontos. Já na penúltima vez no comando da equipe coral, apesar do saldo negativo ao final da temporada, com o acesso à Série B adiado, o início do treinador também foi promissor. Sem derrotas, foram duas vitórias e dois empates.

Por fim, o pior início, em 2017. Na ocasião, voltou à Cobra Coral para tentar evitar o descenso à Terceira Divisão. No entanto, o objetivo não foi alcançado. Pela frente, tinha missão de fazer o time voltar a jogar um bom futebol e acalmar os ânimos nos bastidores. Num primeiro momento, os objetivos até foram atingidos, com uma vitória e três empates na conta, mas não conseguiu dar sequência. Martelotte deixou o clube antes mesmo do fim da competição, enquanto o Tricolor, já com o rebaixamento consolidado, seguiu para a Série C. 
 
Confira números das arrancadas de MM:

2013

Santa Cruz 1 x 0 CRB
Campinense 3 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 2 x 0 Feirense 
Feirense 0 x 1 Santa Cruz

Aproveitamento: 75%

*Todos os jogos foram pela disputa da Copa do Nordeste

2015/2016

Ceará 3 x 3 Santa Cruz
Santa Cruz
1 x 0 Sampaio Corrêa 
Santa Cruz 2 x 1 CRB
Náutico 2 x 1 Santa Cruz 

Aproveitamento: 58%

*Todos os jogos foram pela disputa do Brasileiro da Série B

2017 

ABC 0 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz
3 x 0 Goiás
Londrina 1 x 1 Santa Cruz 
Santa Cruz 0 x 0 Ceará

Aproveitamento: 50%

*Todos os jogos foram pela disputa do Brasileiro da Série B

2020

Santa Cruz 1 x 0 Remo
Manaus FC 0 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 3 x 3 Jacuipense
Ferroviário 1 x 3 Santa Cruz 

Aproveitamento: 67% 

*Todos os jogos foram pela disputa do Brasileiro da Série C

2022

Jacuipense 2 x 0 Santa Cruz 
Santa Cruz 2 x 1 CSE
Sergipe 1 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 0 Sergipe

Aproveitamento: 58%

*Todos os jogos foram pela disputa do Brasileiro da Série D

Tags: Santa Cruz Série D passagem rendimento arrancada início