A partida de sábado marca o reencontro dos times em Recife, já que o último duelo no Arruda aconteceu em 2019 (Foto: Tarcisio Augusto/DP)
Adversários no próximo domingo, pela Copa do Nordeste, Santa Cruz e Sampaio Corrêa se enfrentam com retrospecto favorável para o Tricolor Pernambucano. Neste histórico de confrontos, a Cobra Coral conquistou oito vitórias, enquanto a Bolívia Querida venceu quatro vezes. Além disso, aconteceram 10 empates. A maioria dos embates foram válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série B, com oito no total.
A partida de sábado marca o reencontro dos times em Recife, já que o último duelo no Arruda aconteceu em 2019, pela Série C do Campeonato Brasileiro — ou seja, há mais de quatro anos. Naquela ocasião, os times protagonizaram uma partida repleta de emoção, num jogo seis gols ficaram no empate, por 3 a 3, o resultado culminou na demissão do técnico coral Leston Júnior.
Em 2013, com mais de 30 mil pessoas presentes no Estádio José do Rego Maciel, a Cobra Coral se sagrou campeão Brasileiro da Série D diante da Bolívia Querida. Os gols do título tricolor foram anotados por Dedé (no primeiro tempo) e pelo xodó Flávio Caça-Rato (logo no início do segundo tempo). Aos 34, Cleitinho ainda descontou. O resultado da partida, coroou uma temporada que ficará na memória dos torcedores, com a conquista inédita do brasileiro e do Campeonato Pernambucano.
Em 1999, o Santa Cruz só avançou para o mata-mata da Segunda Divisão após uma heroica vitória por 2 a 1 sobre o Sampaio no Castelão. O Tricolor não havia vencido fora de casa até então na competição e só na última rodada, com uma série de combinações de resultados, conseguiu o triunfo e a vaga na 8ª colocação. Depois de eliminar o 'bicho papão' São Caetano, o time conquistou o vice-campeonato e o acesso à Elite junto ao Goiás, no quadrangular final.
O Tubarão, inclusive, vem de um difícil momento atuando como visitante, com duas derrotas, na Copa do Nordeste. Por outro lado, a Cobra Coral, vem de classificação heroica diante do Democrata-GV pela Copa do Brasil. Como mandante, o clube mantém a marca de 12 jogos de invencibilidade atuando no Arruda. A última derrota em seus domínios, foi em 19 de junho para o Juazeirense na Série D.