Pipico marcou seu oitavo gol na temporada com a camisa do Santa (Foto: Evelyn Victoria/SCFC)
Sempre ele. Com gol do artilheiro Pipico, o Santa Cruz estreou com o pé direito na Série D do Campeonato Brasileiro. Em duelo marcado por dificuldades na entrada dos torcedores no Arruda, o tricolor pernambucano venceu o Iguatu por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (8) e largou com três pontos no Grupo 3, conquistando uma vitória importante na luta pelo acesso à Série C de 2024.
Agora, os tricolores retornam aos gramados já no próximo domingo (14), quando visitam o Potiguar, às 17h, em jogo válido pela segunda rodada. Do outro lado, os cearenses voltam para casa e recebem o Nacional-B, no próximo sábado (13), às 16h, também pela mesma chave da terceirona.
O jogo
Primeiro tempo de muitas chances para os dois lados. Tentando abrir o placar desde o começo, o Santa Cruz chegou ao ataque logo nos primeiros minutos com jogadas trabalhadas por Nadson, Chiquinho e Pipico. O camisa 10 foi o primeiro a exigir boa defesa do goleiro Marcelo. O Iguatu só conseguiu levar perigo aos 18 minutos, mas também parou no arqueiro adversário, com Michael defendendo chute de Luis Soares.
Crescendo no jogo, os visitantes quase abriram o placar em algumas oportunidades. O lateral-direito Talisson Calcinha cruzou com muito perigo uma bola que atravessou a grande área Coral, mas nenhum companheiro apareceu para completar. Já nos minutos finais da primeira etapa, Luis Soares teve a grande chance até então. Sem marcação na grande área, o atacante cearense pegou mal na bola e manteve o zero no placar.
O ritmo seguiu o mesmo na volta do intervalo. Fabrício Bigode quase marcou após forte chute da entrada da área. Depois foi a vez do Iguatu responder, com Michael fazendo um milagre para evitar uma cabeçada de Zé Love, mas quem brilhou foi a estrela de Pipico. O artilheiro Coral completou o cruzamento de Lucas Silva com um peixinho e abriu o placar aos oito minutos da segunda etapa.
PIPIIIICOOO! O OPORTUNISMO DE SEMPRE ABRINDO O PLACAR NO ARRUDA! VIBRA, TRICOLOR! pic.twitter.com/Gx4CnkGpCG
Após o gol, o jogo seguiu aberto, tendo uma reta final muito agitada, com o Santa Cruz buscando um tento para definir o resultado, mas também vendo o Iguatu sonhar com o empate. Com sete minutos de acréscimo, o clima ficou tenso no Arruda. Mas os donos da casa conseguiram segurar a vantagem mínima até o final, garantindo uma importante vitória para iniciar a competição.
Ficha da partida:
SANTA CRUZ 1
Michael; Léo Fernandes (Anderson Paulista), Ítalo Melo, Guedes e Marcus Vinícius; Pingo (Ítalo Henrique), Fabrício (Jadson) e Chiquinho; Lucas Silva (Emerson Galego), Pipico e Nadson (Marcelinho). Técnico: Felipe Conceição
IGUATU 0
Marcelo; Talisson Calcinha, Reginaldo, Max Oliveira e Murilo; Gleidson (Dico), Junior Prego (Lalim) e Tiaguinho (Júlio Nascimento); Caxito (Araçoiaba) e Zé Love (Leonardo Reis) e Luís Soares. Técnico: Washington Luiz
Estádio: Arruda (Recife/PE)
Árbitro: Julian Negreiros de Castro (AC)
Assistentes: José Daniel Torres de Araújo e Dhiego Cavalcanti Pereira (ambos de PE).
Cartões amarelos: Ítalo Henrique (S) e Marcelo (I)