Esportes DP

SANTA CRUZ

De volta à estaca zero: veja como fica o cenário entre Executivo e Deliberativo do Santa Cruz

Após o fim das reuniões de conciliação, o desembargador do caso deverá publicar o seu parecer sobre a situação na próxima semana

postado em 20/09/2023 17:30 / atualizado em 20/09/2023 17:30

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)</i>
Em meio aos escombros de uma temporada marcada por quedas, o clima no Santa Cruz é de feroz embate entre os poderes. A esperança de apresentar ao torcedor dias melhores, terminou por água abaixo. Após três reuniões de conciliação entre os representantes do Poder Executivo e do Conselho Deliberativo, a rodada de negociações terminou sem acordo. De volta à estaca zero, ao que tudo indica, o conflito entre os opositores está longe do fim. Após o fim das reuniões de conciliação, o desembargador do caso deverá publicar o seu parecer sobre o processo na próxima semana.
 
Pelo lado do Executivo coral - liderado pelo presidente Antônio Luiz Neto, segue tocando as negociações pela SAF coral. Vale lembrar que na última AGE foi votado e aceito para que todas as decisões da SAF sejam exclusivamente do Poder Executivo, deixando o Conselho Deliberativo e os sócios de mãos atadas numa eventual negociação. 

Além disso, a atual gestão considera ilegal a ultima reunião do Conselho que votou pela reprovação das contas do clube. Entre os motivos para os questionamentos, o cartola coral aponta que o balanço financeiro do Santa Cruz foi aprovado por uma empresa de auditoria particular e ressalta que os 300 conselheiros que teriam direito a voto foram impedidos de participar da votação na reunião. 

Já o Conselho Deliberativo tem como pauta principal o pedido de impeachment do presidente Antônio Luiz Neto sob acusação de gestão temerária, o processo foi suspenso desde o início das negociações de pacificação. Porém, com o fim das reuniões de conciliação essa temática deve voltar à tona. De acordo com o estatuto do clube, para iniciar o processo de impeachment deve ser recolhida cerca de um terço das assinaturas de conselheiro, meta que foi alcançada. Após o pedido ter sido protocolado, o presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, terá que escolher entre dois caminhos: se leva o pedido de impeachment para votação entre os conselheiros ou delega afastamento imediato de ALN por 90 dias.

Outra pauta, fundamental para o Conselho Deliberativo é a Assembleia de sócios que definirá o futuro da SAF no Santa Cruz. A votação foi definida para 8 de outubro, na sede do Arruda. A Assembleia tem como objetivo central retirar a centralização das negociações da SAF do poder Executivo. Em princípio, a votação tinha sido marcada para o dia 17 de junho, mas foi suspensa após decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que determinou o afastamento do presidente do Conselho Deliberativo tricolor, Marino Abreu, e do presidente da Comissão da SAF, Eduardo Cavalcanti, determinando também a nomeação de um interventor pelo prazo de 60 dias. Após derrubar a decisão na Justiça, o presidente do Deliberativo retornou à pauta no Mais Querido.

Ponto importante
Como não houve entendimento, o único ponto em conformidade entre as partes, definido na segunda reunião de conciliação, não acontecerá. Sendo assim, a criação de uma Comissão Permanente de apoio à formação da SAF com membros do Executivo e Deliberativo foi suspensa.

Tags: santa cruz conselho deliberativo marino abreu jaime fortunato executivo antonio luiz neto estaca a zero cenario conflto poderes